sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cfaf realiza II Intercâmbio


A Aprobatec (Associação de Pequenos Produtores Rurais do Baixão Tremedal Cariri) foi o local escolhido para a realização do II Intercâmbio dos jovens do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio da Cfaf. Localizada no distrito de Baixão da Várzea, município de Valença, a Associação desenvolve um trabalho singular, apoiada pela EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola).
Atuando em vários segmentos, a Aprobatec é o lugar ideal para sensibilizar e conscientizar para a importância do associativismo, principalmente em comunidades rurais. Recepcionados por Maria da Costa, mais conhecida como “Branca”, que dinamicamente preside a associação, os jovens puderam presenciar uma aula de produção de doces e salgados, que é apenas um dos cursos disponibilizados com o objetivo de gerar ocupação e renda. No portfólio de cursos existem ainda o de bordado, manicure, corte e costura, tortas, sequilos e cabeleleira.
Dentro de seu programa de inclusão digital, a associação possui um Centro Digital de Cidadania (CDC) em sua sede, onde semanalmente 5 turmas de crianças, jovens e adultos recebem capacitações em informática básica e Internet. Como não poderia deixar de ser, a Aprobatec também oferece cursos com ênfase nas culturas agrícolas locais, fato que gerou interesse nos jovens da Cfaf, despertando em cada um o desejo de replicar a experiência em suas comunidades.
Promoções como essa, que objetivem o conhecimento de casos de sucesso, disseminam a cultura associativista e cooperativista, promovendo nos jovens o senso protagonista e seu papel de legitimo construtor de ações afirmativas em suas comunidades.

0 comentários:

Postar um comentário