Projeto Circulo de Leitura





A falta de qualidade da educação em boa parte do interior brasileiro, sobretudo nas regiões norte e nordeste, tem contribuído, ao longo das últimas décadas, para manter elevado o nível de evasão escolar e a defasagem idade/série. A despeito de ter aumentado o número de crianças nas escolas, a precariedade do ensino e sua inadequação à realidade do campo, faz com que milhões de jovens saiam das escolas sem ter nenhuma perspectiva para sua vida de trabalho.
Desde 2000 o Instituto Fernand Braudel – IFB realiza Círculos de Leitura com adolescentes em escolas públicas da periferia da Grande São Paulo, lendo e discutindo, em pequenos grupos, clássicos da literatura brasileira e universal. O IFB já atua em 30 escolas públicas na Grande São Paulo, com 1800 participantes e 60 multiplicadores. O projeto foi implantado em 2006 também em Pernambuco, formando 30 multiplicadores entre alunos dos Centros Experimentais do Ensino Médio de Recife (CEEGP) e Bezerros (CEETA), e se expandiu para 13 Centros em setembro de 2007.
      Nos Círculos de Leitura, o conhecimento se dá na convivência da leitura em grupo. Os jovens escolhidos para atuar como multiplicadores, em duplas, coordenando grupos nas escolas parceiras, são aqueles que gostam de trabalhar com outras pessoas e que sentem que a coisa mais importante do mundo é a relação humana. Eles sabem que os livros os apóiam na descoberta de quem eles são. Costuma-se dizer que os jovens multiplicadores não são professores: são amantes da leitura, ávidos por despertar o interesse entre outros jovens e crianças, que percebem que ao despertar o saber dos outros, o deles se intensifica.
Desde 2008, o projeto tem sido conduzido no Baixo Sul da Bahia, onde 60 jovens foram qualificados no curso de Formação de Multiplicadores e outros 12 estão atuando em papel de supervisão, atuando como mentores no desenvolvimento de novos multiplicadores no Baixo Sul, analisando os Diários de Bordo e escritos dos encontros realizados. Nesses três anos o projeto foi implementado nos seguintes espaços: Presidente Tancredo Neves (Casa Familiar Rural, Escolas Municipais – Aécio Neves, Catarina Borges, Brás Bispo de Oliveira e Cecília Machado); em Nilo Peçanha (Casa Familiar Agroflorestal e Escola Municipal Nair Lopes Jenkins); em Cairú (Casa Familiar do Mar, Colégios Municipais – Navarro de Brito e Camousse); em Igrapiúna (Colégio Estadual Casa Jovem, Casa Familiar Rural e Escola Estadual Professor Neilton). Mais de três mil jovens conheceram e participaram dos Círculos de Leitura na região.
Em 2011, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, de cada escola parceira será acompanhado, sendo um importante indicador para verificação da eficácia desta proposta, que deverão ser percebidos, sobretudo, no aumento das notas das disciplinas de português e matemática. 
Em razão dos resultados obtidos e das parcerias com as Secretarias de Educação dos municípios de Presidente Tancredo Neves e Nilo Peçanha, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia vem estudando a viabilidade de implantação nas 25 Escolas Estaduais do Baixo Sul da Bahia (DIREC 5). O projeto, por demanda da própria região, vem se tornando uma referência positiva para a rede pública de ensino, podendo, a médio prazo, influenciar significativamente na construção de uma política pública nesta área. 

2. Objetivos

Objetivo Geral


Apoiar a formação de leitores reflexivos, com potencial para discernir e lideranças multiplicadoras entre os jovens participantes do Projeto no Baixo Sul da Bahia, ampliando o seu acesso ao conhecimento por meio de leitura em grupo de obras que ressaltam valores e modelos de conduta ética, estimulando uma visão solidária, responsável e transformadora. O exercício constante destas ideias contidas nos livros os despertam para a ética da relação, os preparando para atitudes diferenciadas e ações de cidadania ao longo de suas vidas.

Objetivos Específicos

·         Despertar o gosto pela leitura, resgatando a tradição oral através da leitura em voz alta e a reflexão em grupo sobre obras que ressaltam em seu conteúdo valores e temas universais, essenciais na formação do caráter dos jovens.
·         Desenvolver habilidades permanentes de leitura, interpretação, reflexão e expressão escrita e oral, vitais para ampliar o acesso do jovem a oportunidades de educação e trabalho.
·         Formar jovens líderes multiplicadores com forte discernimento ético, capazes de despertar e desenvolver em outros jovens e crianças o prazer pela leitura e reflexão em grupo.
·         Desenvolver jovens lideranças com espírito crítico e uma visão ampliada de mundo, podendo ser aproveitados nas diversas instituições apoiadas pela Fundação Odebrecht na região.

3. Metodologia dos Círculos de Leitura

Idealizado por Catalina Pagés, filósofa e psicanalista espanhola com mais de 30 anos de experiência no Brasil, o método dos Círculos de Leitura, através da leitura em voz alta, promove a livre associação das ideias na discussão em grupo.
A leitura é uma forma de inclusão social que propicia a ampliação do universo cultural, social e afetivo do adolescente, de modo a ampliar o conhecimento de si próprio, sua autoconfiança, seu respeito pelas instituições e sua cidadania. O projeto Círculos de Leitura possui três eixos de ação:
1. Círculos de leitura semanais fora do horário escolar em escolas e demais instituições parceiras;
2. Círculos de leitura semanais durante o período de aula, em parceria com professores de Língua Portuguesa;
3. Círculos de leitura regionais para multiplicadores e outros participantes que se destacam nas diversas escolas e grupos dos Círculos.

Obras escolhidas
Para os Círculos são escolhidas obras que possibilitam retomar temas universais que falam da experiência humana, atravessam os tempos e são fundamentais para a transição do jovem à vida adulta. As estórias que escolhemos têm o dom do encantamento, do deslumbramento, e oferecem aos jovens lições vividas pelos personagens que o auxiliam a enfrentar os desafios da sua própria vida. Ao ler e discutir em grupo estas obras, os jovens fazem uma viagem a um outro tempo, cheio de imagens, heróis, valores e formas de conduta que passam a fazer parte do seu repertório, da sua formação para a vida. Como os sonhos e os mitos, estas obras pertencem a um patrimônio coletivo, à rica experiência da humanidade.
Nos livros eles descobrem formas de conduta existentes desde sempre no tempo. Como preparação para estes livros, as novas turmas são iniciadas através da leitura de histórias belas com temas que se remetem aos clássicos, como Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach, A Chave do Tamanho e Dom Quixote para Crianças de Monteiro Lobato, O Mágico de Oz de Frank Baum, Zorba O Grego de Nikos Kazantzakis, O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago, além de contos selecionados de Machado de Assis (O Apólogo, O Espelho), Cecília Meireles (A Arte de Ser Feliz), Mônica Feth (O Pintor, a Cidade e o Mar; O Catador de Pensamentos), Rubem Alves (A Menina e o Pássaro Encantado), Gabriel Garcia Márquez (O Afogado Mais Bonito do Mundo), e Clarice Lispector (Felicidade Clandestina). Entre os clássicos utilizados encontram-se O Banquete de Platão, A Odisséia de Homero, Romeu e Julieta , Otelo e Macbeth de William Shakespeare, Um Conto de Natal de Charles Dickens, Dom Casmurro de Machado de Assis, Os Irmãos Karamazov de Dostoievski, Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa e Robinson Crusoé de Daniel Defoe.