sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cfaf visita a Apmec


Os jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf, objetivando diversificar o conteúdo aprendido, visitaram a Apmec (Associação de Apicultores e Meliponicultores de Camamu-Ba). A turma foi acompanhada por Fernando Antonio dos Santos, Presidente da Associação, onde puderam conhecer parte da cadeia produtiva do mel.
Na oportunidade, Fernando apresentou as instalações da unidade de beneficiamento do mel, ainda em fase de conclusão, localizada na Fazenda Guaraci, Região de Premetá, Município de Camamu. A agroindústria possui capacidade para beneficiar 600 kg de mel por dia e esta sendo implantada por meio de convênio com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) e a CAR (Companhia de Ação Regional), instituições ligadas ao Governo do Estado da Bahia.
Também ocorreu uma visita ao apiário, formado por abelhas de origem italiana, que fornece parte do mel absolvido pela unidade de beneficiamento e que estará apta também a envasar na forma de sachês. Dentro da programação, visitou-se a casa de farinha e a criação de búfalos da Fazenda.
Salomão Bomfim, jovem do curso supracitado afirmou que “poder conhecer uma Associação com este nível de organização nos incentiva bastante. Além disso, a produção de mel e outros produtos da abelha é um negócio comprovadamente rentável”.

0 comentários:

Postar um comentário