quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Representante do IDES realiza palestra para os jovens da CFAF sobre Elaboração de Projetos


Marcia Matos, Líder da Aliança Cooperativa do Turismo, a convite da Cfaf, enriqueceu com uma brilhante palestra sobre Noções Básicas de Elaboração de Projetos, a décima primeira alternância do curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais. Com um formato leve e dialogado, essa intervenção proporcionou informação e conhecimento aos educandos do curso.

A palestrante discorreu sobre projeto social, roteiro básico para apresentação de projetos, objetivos gerais e específicos, Metas, Metodologia, Cronograma, Orçamento e por fim, ciclo de vida do projeto. Logo após, a mesma contextualizou o conteúdo abordado, onde os jovens participaram através de perguntas objetivas relacionadas ao tema.

Segundo Talitha Souza, jovem do referido Curso, “A palestra de hoje foi muito produtiva, nos esclareceu algumas duvidas e nos incentivou a colocar no papel tudo que queremos para o futuro, foi muito legal”.

Dia de campo com os jovens da CFAF na Fazenda Modelo de Difusão de Tecnologia em Taperoá



Em visita técnica cientifica, os jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais puderam conhecer de perto o plantio da Acácia Mangium, acompanhados por Waldo Brito, Engenheiro Agrônomo da Ceplac de Taperoá e proprietário da fazenda. Na oportunidade, os educandos perceberam a importância da espécie para o Baixo Sul da Bahia, focando seu grande potencial no setor agroflorestal.

Inicialmente, foi apresentada a espécie, suas características e potencialidades. Logo após, o engenheiro conduziu os visitantes à Fazenda Modelo de Difusão de Tecnologia, onde foram apresentadas as demais culturas: acácia, cacau, cupuaçu, guaraná existentes no local, mostrando para os jovens as oportunidades que poderão ser geradas com a exploração sustentável da mesma.

A visita foi concluída na loja de móveis, onde ficou evidente o grande interesse despertado pelo potencial da acácia, sintetizado pelo grande número de produtores curiosos e pelo avanço da área plantada.

Segundo a jovem Irlene de Jesus, “A visita foi interessante, eu nunca tinha visto um pé de acácia de perto, me chamou atenção a forma de manejo da espécie, pois a mesma não precisa de muitos cuidados”.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jovens da CFAF ficam encantados ao visitarem a Ambial Agroindústria


Os jovens do 2º ano do Curso Técnico em florestas visitaram a Ambial com o objetivo de conhecer na prática como funciona o processo de beneficiamento com foco na produção e produtividade da cadeia do palmito. Os educandos foram recepcionados por Erivelto Assunção, Líder de Produção e Josenilton Cruz, líder da Qualidade.

No primeiro momento Josenilton mostrou cada etapa de elaboração do produto, (descasque, corte, pesagem, envase, cozimento, depósito) comentando sobre os critérios de qualidade e medidas de controles que são adotadas na empresa. Na oportunidade, os visitantes puderam perguntar e tirarem suas duvidas a cerca do conteudo exposto.

Em seguida, os educandos conheceram o laboratório onde foi apresentado o conceito das certificações: ISO 9001 – Foco Qualidade, ISO 14001 – Respeito ao Meio Ambiente, ISO 22000 – Foco na Segurança do Alimento.

“A visita a Ambial foi muito gratificante, pois pude perceber a importância de todo o processo industrial na fabricação do palmito”, afirma Joabe Silva, jovem do referido Curso.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Jovens da CFAF fazem a diferença na comunidade




Foi realizado na comunidade de Itiúba, município de Taperoá, pelos jovens do 2º do Curso Técnico em Florestas, o VI Seminário Rural com foco nas Organizações Rurais, objetivando conscientizar o público presente da importância de uma associação.

O evento foi conduzido por Sirval Santos, Moisés Oliveira, Ederlan Araújo, Sandro Assunção e Nagila Assunção, jovens educandos da Casa. Inicialmente realizou-se um bate-papo com lideranças da localidade, onde os jovens puderam interagir, buscando de uma maneira descontraída, o entendimento sobre formas associativistas.

Em seguida desenvolveram ações, onde cada jovem trazia suas experiências adquiridas durante o processo de formação na Instituição, relacionada a organizações sociais.

Logo após, os jovens protagonistas discorreram sobre a origem, conceitos, princípios e valores que norteiam a atividade associativista, alicerçando o conhecimento teórico, útil no processo de sensibilização e integração.

Segundo Sandro Assunção, “Interagir com a comunidade foi uma experiência inigualável, pois houve uma troca de conhecimento entre os jovens da Casa e os participantes, garantindo um grande aprendizado”.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Caso de sucesso: exemplo de uma Família Sustentável


Na comunidade do Paulista, município de Nilo Peçanha, existe um exemplo de sucesso na agricultura familiar e convivência sustentável com a terra. Numa pequena propriedade rural de dez hectares, reside e trabalha o jovem Lucas da Cruz Oliveira com seus pais agricultores. A principal atividade de trabalho e renda que mantém unida e ocupada a família é o Sistema Agroflorestal. Em sua propriedade, cultivam cacau, pupunha, rambutã, guaraná, milho, feijão, mandioca e graviola.

Lucas está cursando o 1º ano do Curso Técnico em Florestas, e seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso têm multiplicado e agregado um grande aprendizado para sua comunidade. A implantação do Projeto Produtivo, com o objetivo de fortalecer e ampliar seu sistema agroflorestal, promoverá um significativo aumento de renda para a família, com o incremento de produtividades. O projeto introduziu mais uma cultura, o feijão. Depois de colhido, também foi distribuído entre os vizinhos, mostrando assim o senso de fraternidade que existe entre os pequenos produtores rurais.

“Hoje me sinto feliz em poder estar estudando na CFAF, pois estou adquirindo novos conhecimentos e compartilhando-os em minha comunidade. Através da Casa, tive a oportunidade de fortalecer e ampliar minha produção de pupunha e outras culturas por meio do Projeto Educativo Produtivo”, afirma Lucas Oliveira.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Em palestra, Ricardo Voltolini provoca reflexões sobre sustentabilidade e liderança




Durante apresentação, Ricardo Voltolini exibe referências de lideranças mundiais. Dentre elas, Madre Teresa de Calcutá
A audiência, formada por estudantes, professores e diretores de instituições sociais do interior da Bahia, escutava atentamente as palavras do palestrante. “Os maiores problemas do planeta não são as mudanças climáticas ou a carência de recursos naturais. Convivemos com algo mais grave, que é a escassez de líderes”, afirmou Ricardo Voltolini. Um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, jornalista e Diretor-Presidente da empresa Ideia Sustentável, Ricardo foi convidado pela Fundação Odebrecht para ministrar uma apresentação que buscou provocar reflexões sobre sustentabilidade e como praticá-la no cotidiano. A exposição, atividade ligada ao Programa de Formação de Monitores, se realizou no auditório do Núcleo do Conhecimento da Organização Odebrecht, em Salvador (BA), no dia 31 de agosto.

Utilizando como base as experiências compartilhadas em seu último livro, Conversas com Líderes Sustentáveis, Voltolini contou histórias de grandes empresários nacionais e internacionais – como Fábio Barbosa (Editora Abril e ex-Santander) e Kees Kruythoff (Unilever) - que precisaram tomar atitudes nunca antes imaginadas para conduzir situações adversas. É o que ele definiu como “lideranças que entenderam o verdadeiro conceito de sustentabilidade. Uma combinação de aspectos econômicos, preservação ambiental e desenvolvimento social”. Durante a apresentação, o jornalista enumerou cinco características de um líder em potencial. A primeira delas se refere a acreditar na sustentabilidade por convicção e não por conveniência, internalizando seus principais valores, como ética, transparência, diversidade, respeito ao outro e cuidado com o meio ambiente. “Somos acostumados a pensar em si próprios e não a desenvolver soluções que interessam ao bem comum”, destacou.

Já os segundo e terceiro aspectos consideram que é preciso enxergar a sustentabilidade sob a perspectiva da oportunidade e não do risco e, consequentemente, concentrá-la na estratégia do negócio. Por fim, os últimos pontos apontam que um líder é aquele que se preocupa em educar seus públicos de interesse - funcionários, clientes e acionistas – e que preza pela transparência, ou seja, por comunicar bem o que faz. “Não há distinção entre liderar, educar e comunicar”, reforçou Voltolini. O jornalista ainda revelou no encontro as conversas que teve com o engenheiro Norberto Odebrecht, em 2005, quando foi pela primeira vez ao Baixo Sul da Bahia, e as referências à Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) como uma de suas fontes de estudo.

Ainda durante a explanação, o palestrante qualificou o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht, reforçando que sua proposta se afina com as atuais demandas mundiais. Dentre estas, a preservação dos recursos naturais e a importância de se manter uma relação harmoniosa entre homem e natureza. Mas, nas palavras de Voltolini, para que o PDCIS continue concretizando seus objetivos, é preciso entender o papel de cada pessoa envolvida no processo. “Se faz necessário compreender a dimensão da atuação individual em manter essa causa”, finalizou.

Ubergson Assunção, jovem de 17 anos, educando da Casa Familiar de Igrapiúna, ficou contente por ter tido a oportunidade de participar da discussão. “Estou envolvido em projetos que permitem me desenvolver e apoiar minha família. Mas, não posso me limitar a isso. É preciso cuidar do meio em que vivemos e preservá-lo para as próximas gerações”, expressou.

Fonte:fundacaoodebrecht.org.br

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Jovem da CFAF participa do 1º Seminário Estadual de Juventudes Rurais da Bahia


Representando a Cfaf, o jovem José Renildo Santos Filho, da Turma do 1º ano do Curso Técnico em Florestas, participou do 1º Seminário Estadual de Juventudes Rurais da Bahia, realizado pelo Governo do Estado. O evento ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto de 2012, contando com um público estimado em 450 jovens de diversos territórios do Estado.

Realizado na localidade de Tanquinho, Município de Feira de Santana, o seminário contou com as presenças de Vera Lúcia Barbosa, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, de Eduardo Salles, Secretário Estadual de Agricultura, entre outros representantes de organizações parceiras.

O objetivo foi construir proposições que subsidiem o Governo do Estado na Política Estadual para as Juventudes Rurais, visando o desenvolvimento econômico, social e político do segmento. Para o evento, foram programadas sessões plenárias, palestras, oficinas e trabalhos em grupo que abordaram diferentes aspectos relativos ao público jovem rural.

“Puder participar de um evento como este, foi muito importante para mim, pois conhecer novos horizontes contribui e agrega valores a minha formação humana e profissional”, declara José Renildo Santos Filho.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Jovens da Cfaf realizam seminário rural


Os jovens do 1º e 2º ano do Curso Técnico em Florestas realizaram o 5º(quinto) Seminário Rural - 2012, abordando o tema: Meio ambiente. A ação foi realizada na base do ecopolo III, localizada na comunidade de São Francisco - Nilo Peçanha, objetivando sensibilizar e conscientizar acerca das causas e consequências do assunto supracitado.

Aplicando os conhecimentos adquiridos nos Ciclos de Formação do Curso, os jovens: Camila Ferreira, Julliana Neves, Leonardo Santos, Luciano Oliveira, Maiane Santana, Miriele Ferreira, Sirval Santos e Ederlan Araújo, mobilizaram a comunidade local para expor e dialogar os problemas e soluções relativos aos ecossistemas presentes na comunidade.

A aceitação e o envolvimento do público foi efetiva, com a presença de lideres comunitário, membros de associações e alunos das Escolas. Foi notória a satisfação da população local ao final do evento e os frutos dessa ação surtirão efeitos positivos futuramente.

Segundo Valdeci Suzart, Diretora da Escola São Francisco “Como educadora da comunidade, sinto-me feliz em testemunhar os nossos jovens se desenvolvendo a cada dia, tornando-se autores de sua própria história e contribuindo com o crescimento da localidade”.