terça-feira, 11 de setembro de 2012

Caso de sucesso: exemplo de uma Família Sustentável


Na comunidade do Paulista, município de Nilo Peçanha, existe um exemplo de sucesso na agricultura familiar e convivência sustentável com a terra. Numa pequena propriedade rural de dez hectares, reside e trabalha o jovem Lucas da Cruz Oliveira com seus pais agricultores. A principal atividade de trabalho e renda que mantém unida e ocupada a família é o Sistema Agroflorestal. Em sua propriedade, cultivam cacau, pupunha, rambutã, guaraná, milho, feijão, mandioca e graviola.

Lucas está cursando o 1º ano do Curso Técnico em Florestas, e seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso têm multiplicado e agregado um grande aprendizado para sua comunidade. A implantação do Projeto Produtivo, com o objetivo de fortalecer e ampliar seu sistema agroflorestal, promoverá um significativo aumento de renda para a família, com o incremento de produtividades. O projeto introduziu mais uma cultura, o feijão. Depois de colhido, também foi distribuído entre os vizinhos, mostrando assim o senso de fraternidade que existe entre os pequenos produtores rurais.

“Hoje me sinto feliz em poder estar estudando na CFAF, pois estou adquirindo novos conhecimentos e compartilhando-os em minha comunidade. Através da Casa, tive a oportunidade de fortalecer e ampliar minha produção de pupunha e outras culturas por meio do Projeto Educativo Produtivo”, afirma Lucas Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário