quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cfaf comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com palestra e Ação Ambiental em São Benedito


Nada mais relevante que comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações efetivas de conscientização e preservação do patrimônio natural de uma comunidade. Foi o que ocorreu em 05 de junho, no Povoado de São Benedito, Município de Nilo Peçanha.

Organizado pela Cfaf, contando com o apoio dos jovens do 2º Ano do Curso Técnico em Florestas que residem no local, o evento conseguiu mobilizar um grande contingente de moradores do povoado, provando assim, estarem sensíveis a uma causa nobre e de alta importância para a atual e próximas gerações.

O primeiro ato ocorreu no Ginásio Municipal José Carlos Aleluia, onde monitores e jovens da Casa proferiram uma palestra sobre Educação Ambiental, focada na importância da preservação dos mananciais hídricos. Contando com a presença de estudantes, professores, funcionários e lideranças comunitárias, este momento foi notabilizado pela interação e pelo diálogo, fato que demonstra a preocupação da comunidade em referência ao tema.

Logo após, iniciou-se a limpeza de um trecho do Rio dos Peixes e plantio de mudas de espécies nativas da região, ação que contou com o apoio de um número expressivo de moradores. Na oportunidade, foi firmado o compromisso com a comunidade, no sentido de se realizar limpezas periódicas, além de outras ações que objetivem a conservação desta importante fonte de vida.

Para José Renildo, 18 anos, jovem da Cfaf e morador da comunidade, “A ação provocou um impacto positivo e sensibilizou corações e mentes, mas não ficará por ai, outras já estão sendo pensadas”.



1 comentários:

  1. Esta ação com certeza ficará em minha memória como sendo a primeira de muitas outras... Ações comunitárias são de suma importância, e esta feita em São Benedito serviu para a conscientização da própria população do que é certo e errado quanto ao manejo e preservação dos recursos hídricos encontrados na comunidade. Fiquei muito feliz com o apoio que conseguimos da comunidade, assim como do GMJCA que disponibilizou alunos, professores e funcionários para ajudarem nesta causa que beneficiou todos. E o resultados realmente foram ótimos.

    ResponderExcluir