segunda-feira, 20 de maio de 2013

Abolição da Escravatura foi tema debatido com os jovens da Cfaf



Recebemos no dia16 de maio, na Cfaf, o Diretor de Cultura e Turismo do município de Ituberá, Josenildo Normandia, ministrando uma palestra sobre o dia da Abolição da Escravatura transcorrido no dia 13/05/13 e suas diversas temáticas. Por meio de um “bate papo” com os jovens, foram abordados temas como preconceito racial, revolução industrial, aspectos e comunidades tradicionais quilombolas.

Foram feitos diversos questionamentos sobre: como devo agir diante dos outros e diante do meio? Como é ser um cidadão ético?  Como estou agindo diante da sociedade. Na oportunidade, Josenildo afirma que somos responsáveis pelo que fazemos, logo também pelas consequências previstas dos nossos atos. Precisamos buscar conhecer mais sobre a “complexidade simples da humanidade”.

No fechamento da intervenção, como forma de agradecimento da turma para com o palestrante, foram apresentadas manifestações culturais como o Samba de Roda e a Capoeira, que até os dias de hoje tem feito um grande sucesso.

“Pude perceber através dessa palestra que devemos estar preparados e atentos para discutir e opinar em defesa de políticas públicas eficazes que fomentem ações de preservação e recuperação dos legados existentes na nossa região” comenta Mailan Silva, jovem da turma.

0 comentários:

Postar um comentário