quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Líder Quilombola leva experiências vivenciadas aos Jovens da Cfaf




Rosemária Souza Assunção, mais conhecida como Mara, Presidente da Associação de Boitaraca, Comunidade remanescente de Quilombo localizada em Nilo Peçanha, a convite da Cfaf proferiu palestra sobre suas vivencias como líder comunitária e protagonista das ações afirmativas do lugar em que vive. Os Jovens do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio puderam ouvir uma bonita história de luta, demonstrando o quanto é importante superar obstáculos quando se tem objetivos.
Baseada na afirmativa em que “exemplos são melhores que conselhos”, Mara discorreu sobre sua vida na Comunidade e as ações, objetivando o desenvolvimento dos residentes locais, que tem como base econômica a piaçava.
A cultura de Boitaraca e o resgate de suas manifestações foram outros pontos abordados, fato que promove o aumento da auto-estima e fortalece o vínculo com a comunidade. A presença de personagens que fazem a diferença em suas comunidades serve como provocação e desperta nos jovens a vontade de fazer mais e melhor pelo local de origem.
Para Walace Nascimento, jovem do Curso supracitado “A palestra valeu pela maneira simples e objetiva e pelos ensinamentos passados por alguém que nós nos indetificamos”.


 

0 comentários:

Postar um comentário