segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cfaf inicia Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais





Em 31 de janeiro de 2011 deu-se inicio as alternâncias do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais, correspondendo a V turma da Cfaf. Composto por 15 alternâncias, este curso tem como objetivo superior formar jovens agroflorestais para o manejo sustentável da floresta, com metodologias participativas, promovendo a construção de novos conhecimentos, valores e habilidades e estimulando uma nova cultura empreendedora, indispensáveis à geração de trabalho e renda e ao desenvolvimento local e regional sustentável.
A aula inaugural ministrada pela Diretória e pela equipe pedagógica, para os 32 jovens vindos de 12 comunidades, referentes a 04 munícipios da região, foi focada na apresentação da missão, nos objetivos e no propósito que o curso oferece aos jovens; uma formação profissional que alie o saber tradicional ao conhecimento científico e tecnológico, transformando a realidade das comunidades e, conseqüentemente, melhorando as suas condições de vida.
A aula foi abrilhantada pela presença de dois formados da Casa, André Carlos dos Santos e Diana Oliveira, responsáveis por relatar suas experiências na Cfaf, como também suas vivências profissionais, salientando as transformações ocorridas em suas vidas após a passagem pela instituição. Por fim, apresentaram o poema performático de Otávio Mota, intitulado “Canção Ribeirinha”, em que expressaram a valorização da cultura local.
“Toda a equipe pedagógica estará estimulando nos jovens, em seu processo de formação, o sentimento de comunidade, a vivência grupal e o desenvolvimento do espírito associativo, para que eles possam atuar no futuro como verdadeiros profissionais no meio rural, além de terem as condições de exercerem plenamente a cidadania” ressalta Suzana Baiardi, diretora executiva da Cfaf.

0 comentários:

Postar um comentário