sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Jovens da CFAF visitam Fazenda Sapucaia em Camamu





Com o objetivo de aliar prática e teoria, os jovens do 1º ano do Curso Técnico em Florestas visitaram no município de Camamu-Ba, a Fazenda Sapucaia (também conhecida como Fazenda dos Búfalos) especializada na criação de búfalos de linhagem leiteira.

Na oportunidade, pode-se observar todo o manejo de pasto, como também os procedimentos realizados no curral. Um dos destaques da propriedade é a ordenha (retirada do leite) realizada de forma mecânica, o que torna o produto com maior qualidade e o que gerou enumeras perguntas feitas pelos jovens, respondidas por Edeilton de Jesus, Subgerente da Fazenda.

Após a ordenha, o leite é enviado ao laboratório para analise dos padrões de higiene e sanidade e se aprovado, é destinado à unidade de beneficiamento. Nesta última etapa o leite é transformado em queijo após vários processos realizados sob as rígidas normas e padrões vigentes, sendo este o momento de muitas indagações feitas pelos jovens.   

Segundo Elvis da Luz, jovem do referido Curso, “A visita foi muito importante, pois, após ter conhecido a cadeia produtiva de búfalos, me despertou o interesse de iniciar uma criação em minha propriedade”.

1 comentários:

  1. Foi realmente muito instrutivo e interessante. Pra falar a verdade eu nem sabia que existia búfalos aqui no Baixo Sul. São animais incríveis. Essa visita técnica fechou com chave de ouro o nosso ano. Por este e outros motivos muito especiais esta alternância com certeza ficará marcada como a melhor alternância da nossa turma.

    ResponderExcluir