segunda-feira, 11 de junho de 2012

Letramento como alavanca para o desenvolvimento dos jovens da CFAF





A tarde da última quarta-feira, dia 06/06/12 foi de muita concentração e expectativas para os Jovens do 1º ano do Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio, da CFAF que finalizaram a Sondagem de Língua Portuguesa nas turmas do referido ano.

Todas as Unidades de Ensino do PDIS estão participando do esforço coletivo para o alcance da qualidade da educação e a Sondagem tem o intuito de identificar os pontos comuns e específicos, sejam eles voltados para as potencialidades ou necessidades de aprendizagem no uso da Língua Portuguesa. A tarefa foi mediada pelo Assessor Pedagógico da CFAF e Joana Almeida, Assessora Educacional da Fundação Odebrecht.

Trazendo a experiência desenvolvida nos moldes das avaliações externas do MEC, a Sondagem oportunizou aos Educandos a vivência de um Exame com 20 questões objetivas de múltiplas escolhas, duração mínima de 1: 00 h e máxima de 2: 30 h, caderno de questões, roteiro de instruções, cartões de respostas, horário definido de início e final da aplicação, lista de participantes, etc.
 O material foi planejado a partir das evidências encontradas nas Práticas Sociais de Letramento do PDIS e elaborado por uma equipe de Professores especialistas em Língua Portuguesa, integrantes do Colégio e Curso Oficina e Escola Experimental. A correção de leitura ótica será realizada pela Fundação de Fomento à Tecnologia e à Ciência.

Segundo José Lázaro Rodrigues, Assessor Pedagógico da CFAF, ”A iniciativa da sondagem constitui-se de suma importância para o desenvolvimento educacional dos nossos jovens, uma vez que possibilitará ao corpo docente das unidades de ensino desenvolver estratégias didáticas que viabilizem uma aprendizagem socialmente referenciada para os educandos”.

1 comentários:

  1. Como o acessor pedagógico da CFAF falou, essa sondagem diagnostica foi de suma importância para os jovems das unidades de emsino do PDIS, pois são através dessas Sondagem medidas da-se para ter uma noção sobre como está sendo o aprendizado dos jovems na unidade de emsino e de como viemos das antigas escolas.

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