quinta-feira, 3 de maio de 2012

Jovens do Curso Técnico em florestas visitam convento de Cairu


Expectativas e curiosidades, foram palavras que motivaram a turma do Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio da Cfaf a visitarem o Convento de Santo Antônio em Cairu, objetivando conhecer toda sua história desde seu surgimento até os dias atuais.

O convento de Cairu é um dos monumentos franciscanos de maior importância na história da arquitetura do país. É um produto da efetiva miscigenação do europeu, do índio e do africano, ao longo dos últimos três séculos e meio de forja e composição da liga da civilização brasileira. Finalmente, um marco relevantíssimo da produção barroca no Nordeste Brasileiro.

Os jovens, na oportunidade puderam percorrer todos os ambientes do convento, que apesar da reforma em que se encontra, mostra uma beleza singular e uma História que se confunde com a própria História do Brasil Colonial.

Segundo Fabricio Trindade, turismologo da prefeitura de Cairu “É de fundamental importância receber visitas, principalmente de estudantes, pois são eles que iram disseminar os conhecimentos adquiridos aqui no convento”.

Já para José Anselmo do Rosário, jovem do referido Curso “Adquirir conhecimento nunca é de mais. A visita ao convento me possibilitou essa nova noção”.

3 comentários:

  1. Embora eu seja de religião evangélica, foi de suma importância para mim conhecer este local que é sede da cultura histórica e artistica de Cairu, além disso, é mais uma oportunidade de trocar experiências e vivemciar novas histórias e conhecimentos sobre as gerações passadas, lendas e mitos que emvolve e imrriquesse ainda mais este local no qual somos todos responsaveis pela comservação e preservação dessa cultura que até hoje atravessa gerações.

    ResponderExcluir
  2. EU José Renildo como um dos integrantes da turma também concordo com o meu colega Felipe Luis ao dizer da importância desta viagem para toda turma por essa experiência inesquecível e conhecinto adquirido .
    Gostaria de agradecer neste momento também a CFAF pela oportunidade de conhecer estes lugares que faz parte da nossa cultura histórica e por este trabalho de conscientização do que é cultura

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu gostaria de compartilhar a minha opinião sobre o assunto; eu estudo no 1º ano na CFAF, e já que uma das minhas disciplinas favoritas é História, eu preciso concordar com meu colega Felipe Luís.
    A visita foi realmente fantástica; muito proveitosa. Mais uma vez ganhei novos conhecimentos; e desta vez, conhecimentos sobre a história da nossa região. Cairu é uma cidade histórica e foi criada em 1608. Lá podemos encontrar vários patrimônios culturais e artísticos como o Convento de Santo Antônio. uma verdadeira viagem no tempo; voltando lá para a época do Aimorés. O convento é rico em detalhes e sua arquitetura e 'design' vem lá de Portugal, na Europa. Aprendemos também que Cairu foi capital do Brasil por uma hora. Além também de ter ajudado a capital de Portugal-Lisboa após uma tragédia que a devastou.
    Cairu é tão rica em cultura e história que já foi tema de reportagens de vários telejornais. Assim foi nossa visita.

    ResponderExcluir