quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A CFAF recebe Secretário de Agricultura para alinhamento de estágios com os jovens


A Cfaf se reuniu na tarde da última sexta-feira, com o Secretário de Agricultura de Nilo Peçanha, Marcos Heber de Cristo e com Monitores do Curso Técnico em Florestas, objetivando alinharem os Estágios Supervisionados envolvendo mais 06 jovens formandos.

A proposta de estágio busca viabilizar a implantação de projetos como: horticultura, recuperação de nascentes e matas ciliares, produção de mudas frutíferas e essências florestais. Os projetos serão desenvolvidos nas escolas do Município, com a parceria do Ides, Secretaria de Meio Ambiente, Educação e Agricultura.

“O estágio nos possibilita ter o primeiro contato com as atividades relativas à profissão, acredito que esse processo é mais um complemento em minha formação. Estou muito grata”, afirma Natalícia Barros, Jovem do 3º ano.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Jovens formados e formandos da Cfaf participaram do 1º Círculo de Diálogo em Taperoá



A Cfaf juntamente com a AMUBS (Associação dos Municípios do Baixo Sul da Bahia) e a UNICAFS (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia) promoveram o 1º Círculo de Diálogo e Entrosamento entre Técnicos das Casas Familiares Rurais com jovens formados e formandos das Casas e moradores do Município de Taperoá com o intuito de promover e estimular lideranças, fortalecer a valorização e permanência dos mesmos na zona rural.

O encontro transcorreu-se por meio de um bate-papo descontraído, mostrando para o jovem a sua importância dentro do contexto da sociedade, não como um “morador da roça”, mas como um futuro Empresário Rural e protagonista de sua própria história.

Com o entusiasmo dos jovens participantes e de todos os presentes, o evento foi encerrado com o compromisso assumido por cada jovem de trazer mais um colega ou amigo, formado pela CFAF ou por outra instituição de ensino Técnico Agrícola, para que possam fazer parte dos próximos encontros e se tornarem de fato fortes lideranças dentro de suas comunidades.


 “Para mim foi muito interessante poder participar desse evento, pois pude perceber que realmente somos responsáveis pelas nossas ações e que o nosso futuro enquanto Empresário Rural depende de cada um de nós”, expressa Moises Oliveira, jovem do 3º ano do Curso Técnico em Florestas da Cfaf.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

A Cfaf deu início ao processo seletivo 2014

Formar jovens empresários rurais no âmbito da Aliança Cooperativa Agroflorestal para o manejo sustentável da floresta, educando-os para a vida, pelo trabalho e para valores é a Missão da Casa Familiar Agroflorestal.
A cfaf início ao processo seletivo para contemplar a sua 10ª turma, desde a fundação já foram formados 145 jovens e atualmente três turmas estam em formação.
Informamos que as inscrições estarão abertas até o dia 11 de outubro/13, durante este período a equipe de educadores da Casa juntamente com o apoio dos jovens divulgará o projeto nas escolas e associações comunitárias da região.
“Educar, formar, desenvolver sempre será o nosso maior objetivo”, equipe Cfaf.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Seminário Rural é realizado pelos jovens da CFAF



Com intuito de promover a sensibilização e conscientização sobre o tema Meio Ambiente, jovens do 3º ano do Curso Técnico em Florestas realizaram Seminário Rural, no colégio São Brás, em Taperoá (Sede). Foram destacadas nos subtemas, questões ambientais referentes à realidade das comunidades da cidade supracitada.

Os jovens contaram com um público de 150 pessoas de faixa etária variada, o que comprova o interesse pelos temas abordados. Ao término do evento, o público levou consigo um pensamento de mudança sobre as questões abordadas, já que os mesmos presenciam a necessidade em seu dia-a-dia.

O evento, além de tratar de um tema de forte relevância para os presentes, também objetivou aflorar o protagonismo dos jovens. E essa ação protagonista foi um dos pontos alto, merecendo comentários do público presente.

“O momento de hoje servirá de inspiração para mim e para muitos outros, deixando claro que realmente nós jovens poderemos ser protagonistas da nossa própria historia”, expressa Itamara Santos, jovem do 6º ano do Colégio.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mediação de Conflitos é tema de palestra realizada na Cfaf


A Cfaf recebeu Lenira Costa, Mediadora e Coordenadora do IDC em Nilo Peçanha, Albertina Oliveira, Coordenadora e Mediadora do IDC em Camamu e Andrea Guedes, Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Cidadão, para ministrarem uma palestra sobre Mediação de Conflitos, para os educandos do 3º ano do Curso Técnico em Florestas.

A mediação valoriza a capacidade do indivíduo em resolver seus conflitos a partir do diálogo, fortalece a cultura da paz e a atuação participativa do cidadão. Por meio dos serviços oferecidos, o IDC busca o empoderamento do mesmo e o desenvolvimento comunitário. “Através das palestras, acreditamos que além da transmissão do conhecimento, os alunos possam também ser multiplicadores, influenciando para que mais pessoas conheçam e utilizem desse método”, comenta Lenira Costa.

Inicialmente as palestrantes apresentaram o Instituto Direito e Cidadania através do seu vídeo institucional. Em seguida, abordaram sobre as etapas e a mediação nas instituições, além de mostrar aos educandos a importância de disseminarem na comunidade o trabalho desenvolvido pelo mesmo. Nos dias atuais a mediação é um instrumento de vital importância para alcançarmos a harmonia nas relações interpessoais, necessária na formação de um mundo melhor.

“O momento de hoje foi muito produtivo, pois pude conhecer a fundo as ações do IDC, além de entender melhor os mecanismos da mediação e assim poder compartilhar em minha comunidade”, expressa Sirval Santos, 19 anos, morador da comunidade de Itiúba, Município de Taperoá.