quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cfaf promove Dia de Sensibilização Ambiental em Nilo Peçanha


Na última segunda feira, os jovens do 1º ano do Curso Técnico em Florestas realizaram em parceria com o Ides, o Dia de Sensibilização Ambiental, uma das primeiras fases da Campanha, Todos Juntos pela Reciclagem. A ação teve como objetivo divulgar a Campanha no Colégio Nair Lopes e no centro de Nilo Peçanha.

A reutilização de garrafas PET tem sido uma alternativa para a diminuição do impacto ambiental causado pela deposição deste material no meio ambiente. Neste sentido, A Campanha Todos Juntos pela Reciclagem visa à coleta de garrafas PET para a implantação de hortas PET, um projeto já desenvolvido pelos jovens da Cfaf, que se pretende estender para as escolas municipais.

A mobilização acontecerá entre os dias 10/06 a 01/07. Os locais de entrega dos materiais adquiridos durante a campanha serão a Cfaf, Ides e o Colégio Nair Lopes.

 “Pequenos gestos, grandes ações. Estamos fazendo a nossa parte”, disse o jovem Ricardo Mamédio, 15 anos, morador da comunidade de São Benedito, Município de Nilo Peçanha ao participar do dia de sensibilização Ambiental.





Jovens da Cfaf interagem com a Secretária de Meio Ambiente de Ituberá


A Cfaf teve a honra de receber a Secretária de Meio Ambiente do Município de Ituberá, Daniela Magalhães, para ministrar uma palestra sobre Educação Ambiental, com foco nos recursos hídricos, para os jovens do 2º ano do Curso Técnico em Florestas. O objetivo da mesma foi de sensibilização quanto à importância de se rever os conceitos de utilização do Meio Ambiente, incluindo o ser humano como principal agente transformador.

Foram feitos diversos questionamentos sobre: Formação dos mananciais hídricos, distribuição, ciclo e importância da água na Terra. Em seu diálogo a palestrante ressalta que “Precisamos buscar conhecer mais sobre o Meio Ambiente para que possamos preservar, valorizar e proteger, como fazemos com nossas casas”.

O fechamento da intervenção foi à conclusão de que devemos estar preparados e atentos para discutir e opinar em defesa de políticas públicas sustentáveis, que fomentem ações de preservação e recuperação das áreas naturais. Temos que ter consciência que é ético viver.


“Pude perceber no decorrer da palestra que a parte ambiental e social estam inteiramente interligadas e que o Curso Técnico em Florestas oferecido pela Casa, está diretamente ligado a esses aspectos”, comenta Juliana Neves, 15 anos e moradora da comunidade de São Francisco, Município de Nilo Peçanha.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cfaf realiza Ação Ambiental na Orla de Nilo Peçanha



A Cfaf, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Nilo Peçanha realizou o plantio de mudas de essências florestais nas margens do Rio das Almas. O ato foi realizado pelos educandos do 1º ano do Curso Técnico em Florestas, no trecho do Rio que corresponde a Orla da cidade.

O objetivo do evento foi despertar nos jovens e comunidade o interesse pela preservação dos recursos naturais, através de atitudes sustentáveis, além de está dando continuidade as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ação é um prosseguimento do Projeto de revitalização, intitulado “Rio Limpo, Alma Lavada”, que tem a participação dos estagiários do 3º ano da Casa.

Segundo Mailan Silva, 15 anos, jovem do referido Curso, moradora de Lâmego, município de Taperoá “A manhã do dia de hoje foi incrível, pois aprendi na prática a fazer um plantio de maneira ecologicamente correta”.



Cfaf comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com palestra e Ação Ambiental em São Benedito


Nada mais relevante que comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações efetivas de conscientização e preservação do patrimônio natural de uma comunidade. Foi o que ocorreu em 05 de junho, no Povoado de São Benedito, Município de Nilo Peçanha.

Organizado pela Cfaf, contando com o apoio dos jovens do 2º Ano do Curso Técnico em Florestas que residem no local, o evento conseguiu mobilizar um grande contingente de moradores do povoado, provando assim, estarem sensíveis a uma causa nobre e de alta importância para a atual e próximas gerações.

O primeiro ato ocorreu no Ginásio Municipal José Carlos Aleluia, onde monitores e jovens da Casa proferiram uma palestra sobre Educação Ambiental, focada na importância da preservação dos mananciais hídricos. Contando com a presença de estudantes, professores, funcionários e lideranças comunitárias, este momento foi notabilizado pela interação e pelo diálogo, fato que demonstra a preocupação da comunidade em referência ao tema.

Logo após, iniciou-se a limpeza de um trecho do Rio dos Peixes e plantio de mudas de espécies nativas da região, ação que contou com o apoio de um número expressivo de moradores. Na oportunidade, foi firmado o compromisso com a comunidade, no sentido de se realizar limpezas periódicas, além de outras ações que objetivem a conservação desta importante fonte de vida.

Para José Renildo, 18 anos, jovem da Cfaf e morador da comunidade, “A ação provocou um impacto positivo e sensibilizou corações e mentes, mas não ficará por ai, outras já estão sendo pensadas”.



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Rio Limpo, Alma Lavada


Érica Gonçalves, Rafael Santos e Walace Nascimento jovens do 3º ano do Curso Técnico em Florestas, participaram da1ª Eco Mobilização do Mutirão de Limpeza das margens do Rio das Almas - Projeto Rio Limpo, Alma Lavada, que teve como objetivo a retirada de detritos encontrados no leito e nas margens do rio.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer) e rede de apoio, objetivou a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, além de cumprir a segunda etapa do estágio supervisionado dos jovens supracitados.

 A ação visou ainda à conscientização da importância da água, visando à melhoria da qualidade de vida das populações rurais e ribeirinhas do Município e equilíbrio do ecossistema. Na oportunidade, houve também uma exposição de material reciclado por artesões locais e da região, atendimento médico local e distribuição de panfletos informativos sobre as principais doenças causadas pela contaminação da água.

 A limpeza do rio foi realizada em apenas uma seção (entre as proximidades do cais de Malaia até o marco final da Orla, descendo o rio), devido à tábua de maré.

“Buscamos com esse evento conscientizar principalmente os jovens do Município, pois são eles que irão usufruir futuramente do Rio para dar sustentos aos seus filhos e netos”, ressalta Antônio Spínola, Secretário de Agricultura do Município.

 “O dia de hoje foi muito produtivo, pois participar da limpeza das margens do Rio das Almas reforçou todo aprendizado adquirido durante o meu período de formação na Cfaf, estou muito feliz”, expressa Érica Gonçalves, 18 anos, Jovem do referido Curso.  



terça-feira, 4 de junho de 2013

Palestra sobre Dia Nacional da Educação Ambiental é realizada na Cfaf


Em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, a Cfaf recebeu Danilo Cesar, Diretor de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, do Município de Nilo Peçanha para ministrar uma palestra sobre o tema supracitado.

Segundo a Lei nº 12.633, de 14 de maio de 2012, a data passa a ser comemorada anualmente, em 3 de junho em todo o território nacional. O tema Educação Ambiental vem sendo cada vez mais discutido pela população, pela inquietação no que se refere à sobrevivência nos próximos anos.

Durante a palestra, Danilo abordou sobre o público alvo da educação ambiental com foco na educação formal e informal e suas características, além de mostrar aos educandos a importância de está atento ao conjunto de leis que regem a legislação ambiental.


“As futuras gerações precisam ser educadas para a preservação e recriação das reservas naturais, pois são bens de uso comum. Embora seja uma inciativa pequena para um tema tão abrangente”, comenta o palestrante.