segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jovens da Cfaf participam da 1ª caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes



Em alusão ao dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, ocorrido no dia 18 de maio, os jovens do 2º ano do Curso Técnico em Florestas participaram da 1ª caminhada com o tema supracitado, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, CMDCA e Conselho Tutelar do Município de Nilo Peçanha.

A Casa participou do evento a convite do CMDCA, referendando a parceria já consolidada. A caminhada saiu do centro da cidade, percorreu várias ruas e foi encerrada em frente à Prefeitura Municipal. Faixas e cartazes, com frases alertando para a importância em denunciar casos de abuso sexual infantil foram exibidas durante todo o percurso.

“A violência sexual infantil é a mais repugnante que existe. Desejamos uma sociedade mais justa e solidaria, sem esta exploração desumana”, Expressa Elder Rosário, jovem do Curso.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cfaf recebe visita do Secretário de Agricultura de Ituberá


A CFAF recebeu em 21 de maio, a visita do Secretário de Agricultura do Município de Ituberá, Carlos Augusto Santos, acompanhado por Manuel Sales, Coordenador da Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura de Ituberá e Diretor Presidente da Adscaf (Agência de Desenvolvimento Sustentável e Comercialização da Agricultura Familiar).

Inicialmente conheceram a Infraestrutura e o modelo pedagógico da Casa e puderam reafirmar a parceria consolidada. Em seguida, Carlos Augusto apresentou o projeto intitulado “caminho da roça”, que consiste em uma Feira demonstrativa dos produtos da agricultura regional, a ser realizada durante os festejos juninos em Ituberá.

Na oportunidade a Cfaf foi convidada a estar presente nesta Feira, sendo representada por um atelier de produção de biojoias e cestarias de piaçava, além do projeto das hortas Pets desenvolvida pelos jovens e da cadeia produtiva da apicultura. 

Para o Secretário, “Esta é uma oportunidade ímpar de estarmos juntos com a Cfaf, mostrando ao público o potencial agrícola da nossa Região, associado ao desenvolvimento sustentável”.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Abolição da Escravatura foi tema debatido com os jovens da Cfaf



Recebemos no dia16 de maio, na Cfaf, o Diretor de Cultura e Turismo do município de Ituberá, Josenildo Normandia, ministrando uma palestra sobre o dia da Abolição da Escravatura transcorrido no dia 13/05/13 e suas diversas temáticas. Por meio de um “bate papo” com os jovens, foram abordados temas como preconceito racial, revolução industrial, aspectos e comunidades tradicionais quilombolas.

Foram feitos diversos questionamentos sobre: como devo agir diante dos outros e diante do meio? Como é ser um cidadão ético?  Como estou agindo diante da sociedade. Na oportunidade, Josenildo afirma que somos responsáveis pelo que fazemos, logo também pelas consequências previstas dos nossos atos. Precisamos buscar conhecer mais sobre a “complexidade simples da humanidade”.

No fechamento da intervenção, como forma de agradecimento da turma para com o palestrante, foram apresentadas manifestações culturais como o Samba de Roda e a Capoeira, que até os dias de hoje tem feito um grande sucesso.

“Pude perceber através dessa palestra que devemos estar preparados e atentos para discutir e opinar em defesa de políticas públicas eficazes que fomentem ações de preservação e recuperação dos legados existentes na nossa região” comenta Mailan Silva, jovem da turma.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Comunicadores da Odebrecht visitam Atelier de Biojoias na comunidade de Jatimane



O Atelier de Biojoias recém-inaugurado, na comunidade de Jatimane teve a honra de recepcionar em suas dependências os comunicadores da Organização Odebrecht. Os visitantes ficaram encantados em conhecer todo o processo de produção das peças produzidas por meio do coco da piaçava, através dos jovens inseridos no Projeto.

O objetivo da visita foi conhecer as ações ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia – PDCIS, apoiado pela Fundação Odebrecht, no Baixo Sul da Bahia.

“Conhecer na prática as ações desenvolvidas pelo PDCIS é realmente gratificante, pois conseguimos enxergar o programa como um todo”, expressa Marcelo Santana, um dos visitantes. 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Cfaf firma parceria com a Prefeitura de Nilo Peçanha



A Cfaf se reuniu com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo do Município de Nilo Peçanha, para formalizar o inicio do estágio supervisionado para os educandos do 3º ano do Curso Técnico em Florestas.

O estágio será desenvolvido por meio de uma ação conjunta das secretarias e a Casa Familiar, que consiste na revitalização de um trecho do Rio das Almas, visando à sensibilização, conscientização e formação dos moradores da Sede do município, por meio de um processo educativo focado na conservação ambiental.

O primeiro passo será a elaboração do plano de trabalho desenvolvido pelos educandos, no próximo dia 13 de maio, supervisionado pela equipe das secretarias. O projeto será fundamentado nos princípios e valores do Agroecoturismo, buscando valorizar o potencial socioambiental local.

“Esse projeto será essencial para o desenvolvimento do município, estou muito motivado em poder estagiar e ao mesmo tempo contribuir com a preservação e conservação do Rio”, expressa Walace Nascimento, jovem do referido Curso.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Cfaf Inaugura Atelier de Biojoias na comunidade de Jatimane



Foi inaugurado no dia 06/05, na comunidade de Jatimane, município de Nilo Peçanha o 3º Atelier de Biojoias. A implantação tem como objetivo gerar trabalho, renda e inclusão para as comunidades rurais e remanescentes quilombolas, com a produção de biojoias elaboradas do coquilho da piaçava, visando o desenvolvimento sustentável.

Este resultado é fruto da parceria entre a CFAF e a Oi Futuro, que vem possibilitando aos jovens a participação efetiva no aprendizado das técnicas produtivas, por meio dos recursos naturais existentes na comunidade.

Esta iniciativa fortalecerá os aspectos socioeconômicos, elevando a autoestima dos envolvidos, fixando-os em seus locais de origem, sempre baseados na sustentabilidade ambiental e na promoção da cultura das comunidades beneficiadas.

“Hoje é um dia de muita alegria, afinal estamos caminhando lado a lado com a Cfaf rumo aos nossos sonhos, essa inauguração será só o começo”, comenta Taisa Rosário, jovem da Casa.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Jovens da Cfaf conhecem o passado do Município de Nilo Peçanha




Em comemoração ao aniversário da cidade, transcorrido em 30 de abril, a Cfaf recebeu Guaíta Camardele, Museóloga, atualmente Diretora de Turismo do Município, para ministrar uma palestra sobre a história de Nilo Peçanha.

Por meio de uma explanação interativa com os jovens, foram apresentados a origem e todo o contexto histórico da localidade. Na oportunidade, Guaíta mostrou aos educandos a importância de manter viva a ancestralidade do povo nilopeçanhense, além de, por meio de fotos antigas, revelar o passado paisagístico da cidade.

Durante a palestra os jovens puderam conhecer algumas belezas naturais ainda preservadas e desconhecidas da maioria das pessoas. Os educandos também tiveram a oportunidade de direcionar perguntas relacionadas com o surgimento do município.

 “É sempre bom conhecer um pouco mais da cidade em que vivemos, além de tirarmos várias dúvidas sobre os nossos antepassados”, comenta Julliana Neves, jovem do 2º ano do Curso Técnico em Florestas.