terça-feira, 30 de abril de 2013

Vice - Presidente da Cooprap ministra palestra para os jovens da Cfaf




André Carlos Conceição, Vice - Presidente da Cooprap, Presidente da Associação da Região da Lagoa Santa (Ituberá) e graduando em Administração de Empresas, realizou uma palestra sobre Estímulo e Ingresso dos Jovens em Ações Comunitárias, para os educandos do Curso Técnico em Florestas, objetivando incentivar a turma a promover práticas associativistas em suas comunidades e estimular os mesmos a assumirem cargos nas associações locais.

Na oportunidade, André Carlos discorreu sobre temas como: a importância de uma organização social para o desenvolvimento de uma comunidade, plano de vida e carreira, além de expor suas experiências vivenciadas como jovem da Cfaf e nas Instituições onde exerceu e exerce cargos.

"A palestra foi maravilhosa, pois o palestrante abordou sobre sua experiência na Casa e assim como ele não devemos deixar as oportunidades passarem. Também relatou que na nossa caminhada teremos momentos difíceis, mais não podemos desistir, isso sim é protagonismo", comenta a jovem Sandra Santos, jovem do referido Curso.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cfaf realiza reunião de Pais e Mestres




A Cfaf teve a honra de realizar a primeira reunião de pais e mestres da turma do 1º ano do Curso Técnico em Florestas, objetivando estreitar os laços entre a Casa e a Unidade Família, possibilitando uma caminhada lado a lado, efetivando uma cumplicidade entre pais, alunos e professores.

Foram apresentadas as ações desenvolvidas durante o primeiro ciclo, que corresponde a quatro alternâncias, informando o cumprimento da matriz curricular e destacando a evolução da aprendizagem. Foi um momento de muita satisfação e reconhecimento do trabalho realizado em prol da Formação Técnica e Humana.

Os pais receberam orientações da equipe pedagógica no que diz respeito à importância da parceria família x escola em todo o processo do desenvolvimento dos jovens, esclareceram dúvidas, estabelecendo e fortalecendo uma relação de confiança e cooperação com a Instituição.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Saúde foi tema debatido com os jovens da Cfaf



Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, transcorrido em 07 de abril, a Cfaf recebeu o Dr. Leandro Oliveira, Médico Infectologista, para ministrar uma palestra sobre Saúde e suas diversas abordagens.

Por meio de um “bate papo” com os jovens, foram expressos temas como a importância de realizar atividades físicas e cuidados com a alimentação. Na oportunidade, foram explanadas as causas e consequências de doenças como: diabetes, hipertensão e obesidade. Salientaram-se também as atitudes socialmente e politicamente corretas dos seres humanos para com a saúde. Aproveitando o ensejo, os educandos puderam direcionar perguntas relacionadas com os temas.

A ação contou com a presença da Coordenadora da Secretaria de Saúde de Nilo Peçanha, Julivane Celino, que aproveitou o momento para convocar os jovens a serem disseminadores das campanhas de vacinação realizadas no Município.

“O momento foi oportuno, pois tiramos dúvidas em relação à saúde, além de descobrirmos o que era mito e o que era verdade. Desta forma poderei levar essas informações para minha comunidade”, comenta Laysa Ferreira, jovem do 2º ano do Curso Técnico em Florestas da Cfaf.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Cfaf e Secretaria de Meio Ambiente de Ituberá firmam parceria




A Cfaf se reuniu com representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ituberá e jovens do 3º ano do Curso Técnico em Florestas, na comunidade quilombola de Lagoa Santa, Município de Ituberá, objetivando firmar parceria para os estágios supervisionados dos mesmos.

Inicialmente, os educandos relataram a transformação que a Casa vem fazendo em suas vidas e salientando aos presentes a valorização que os estágios iriam dar em sua formação profissional.

Em seguida, Daniella Magalhães, Secretária de Meio Ambiente, apresentou o Projeto Cuide do Seu Quintal, o qual será desenvolvido nas margens do Rio dos Cágados e tem como objetivo requalificar seu leito e dar melhor qualidade de vida para os moradores que usufruem deste importante ecossistema. O trabalho que será desenvolvido irá envolver os jovens estagiários que atuarão em suas comunidades, servindo como agentes multiplicadores das ações propostas.

“Acredito que o estágio possibilitará um acréscimo de conhecimento importantíssimo, sendo esse um primeiro passo para o exercício de minha futura profissão”, afirma Cristiane Dultra, jovem da referida Turma.  

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Municipalização dos ODM foi tema de Palestra para os educandos da Cfaf





Os jovens do 2º ano do Curso Técnico em Florestas realizaram na manhã da última segunda-feira, uma palestra abordando a Municipalização dos ODM (Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio), para os educandos do 1º ano, com intuito de promover a sensibilização e conscientização do tema supracitado.

Nessa perspectiva, os jovens Camila Beatriz Ferreira, Julliana Neves, Maiane Santana, Miriele Ferreira e Felipe Oliveira abordaram o que são os ODM, focos estratégicos, progresso e uso do portal do mesmo, além de focar a participação do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS) na conquista dos ODM.

A iniciativa, idealizada pelos jovens demonstra o interesse em socializar os conhecimentos adquiridos durante o período de Casa e a interação dos mesmos em eventos que discutem as causas sociais no Baixo Sul da Bahia. No final do evento, os jovens recém-chegados agradeceram e parabenizaram o trabalho socioeducativo realizado pela turma do 2º ano.

“O seminário de integração foi extremamente positivo, tivemos troca de experiências e aprendizagem em busca de um bem comum, a conquista dos ODM”, expressa Patrícia Nascimento, jovem do 1º ano.