segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia Mundial da Água é comemorado pelos Jovens da Cfaf


Proclamado pela ONU, o Dia Mundial da Água é celebrado dia 22 de março, com o objetivo de chamar atenção para sua importância, nem mesmo à garoa que caiu na manhã da última sexta-feira foi suficiente para impedir que os jovens do 2º ano do Curso Técnico em Florestas fossem às ruas e falassem sobre a importância desse dia.

Nessa percepção, os educandos visitaram durante toda a manhã os órgãos Públicos Municipais e Estaduais de Nilo Peçanha em busca da sensibilização, conscientização, proteção e preservação dos recursos hídricos. Na oportunidade o jovem Leonardo Santos, estudante da Cfaf, foi convidado a falar para a população Nilopeçanhense, através da radio Nova Sintonia, dicas de preservação da Água para todos os ouvintes.

Dando continuidade às atividades Danilo Silva, Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha, a convite da Cfaf, ministrou palestra sobre o tema, ressaltando a importância que o mesmo tem para o município e todo o Planeta.


“O dia de hoje foi muito produtivo, tive o prazer de conscientizar as pessoas que a água é o nosso bem mais precioso e que sem ela não conseguimos viver, tenho a convicção que alcançamos o nosso objetivo”, expressa Leonardo Santos, educando da Cfaf.

quinta-feira, 21 de março de 2013

CFAF e Prefeitura de Ituberá, juntas pelo desenvolvimento


Fundamentada nos princípios da Governança Participativa e objetivando a união sinérgica das instituições, a Cfaf reuniu-se com a Prefeita de Ituberá, Iramar Costa e com os Secretários de Agricultura e Meio Ambiente, respectivamente Carlos Augusto dos Santos e Daniela Magalhães, para discutir parcerias focadas no bem comum das comunidades Ituberaenses atendidas pela Casa.

O 1º termo da parceria a ser estabelecida, visa o estágio de jovens do 3º Ano do Curso Técnico em Florestas, sendo uma ferramenta de grande importância para a formação, merece atenção especial visto que corresponde ao primeiro contato com o exercício pleno da Profissão. Por essa razão, a Cfaf estabeleceu um vinculo com a Prefeitura, onde por meio dos seus programas, incluíssem esses formandos em ações que contemplem suas vocações e sua formação.

O encontro serviu também para que as duas instituições apresentassem suas ações planejadas para 2013, percebendo-se que existem afinidades entre os objetivos propostos. Desta forma, a aproximação ocorrerá de forma mais harmônica e centrada no desenvolvimento e crescimento comunitário.


Para a Prefeita Iramar Costa “A Cfaf desempenha um importante papel formador, munindo o jovem de conhecimento para que seja replicado na comunidade, seria bom se Ituberá tivesse uma Casa desta”.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Jovens da CFAF participam de Oficina de Planejamento e Capacitação do Núcleo Regional dos ODM do Baixo Sul da Bahia


Os jovens do 2º ano do curso Técnico em Florestas participaram no Auditório da Michelin - Espaço Ouro Verde, no município de Igrapiúna, da Oficina de Planejamento e Capacitação, para os Articuladores do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), do Baixo Sul da Bahia.

Na oportunidade, foi eleita e empossada a Coordenação Regional do Baixo Sul da Bahia e criados mais 9 (nove) Núcleos Municipais, perfazendo um total de 10 (dez) com o já existente no Município de Gandu, criado em setembro de 2011.

 Os mesmos serão responsáveis pela mobilização e articulação entre Governos, Empresas e Sociedade Civil, realizando ações para divulgar e monitorar os Indicadores da Agenda de Compromisso, no sentido de promoverem o alcance dos Objetivos do Milênio em todos os municípios do Baixo Sul da Bahia.

O Núcleo Regional ficou constituído por Coordenador Regional, Coordenador Adjunto, Auxiliares, Secretária, Secretários Adjuntos, Comunicadores, Comunicadores Adjuntos. Irão fazer parte do Núcleo de Nilo Peçanha as jovens Camila Beatriz Santos e Miriele Santos, além do Jovem Felipe Oliveira que fará parte do Núcleo de Taperoá.

“O que mais me chamou atenção na oficina foi à preocupação de concretizar de fato os (ODM), e a oportunidade de debater exercendo a cidadania”, comenta Felipe Oliveira, jovem da CFAF e eleito Secretário Adjunto do Núcleo Regional.


Jovens da CFAF participam do Treinamento de Colheita e Beneficiamento do Guaraná em Nilo Peçanha



Durante a 3ª alternância, os jovens do 1º e 2º ano do Curso Técnico em Florestas participaram do Treinamento de Colheita e Beneficiamento do Guaraná da Bahia, ministrada pelo Prof. Orion Feitosa, Economista e Consultor da Cooperativa de Fomento Agrícola de Valença (Coofava).

O treinamento realizado no auditório do Centro de Cultura do município teve como objetivo buscar aperfeiçoamento tecnológico para a cultura do guaraná da Bahia, objetivando a sensibilização, mobilização e organização da cadeia produtiva, ampliando os conhecimentos sobre as técnicas de processamento e aproveitamento integral da mesma.

“Aprendi através dessa capacitação, o quanto é importante saber lidar com as técnicas e tecnologias do guaraná, garantindo renda ao agricultor e ao consumidor um produto de melhor qualidade”, ressalta Felipe Oliveira, jovem do 2º do Curso Técnico.


terça-feira, 19 de março de 2013

Assembleia Geral Ordinária é realizada na CFAF



Aconteceu na manhã do dia 14 de Março às 9h, a Assembleia Geral Ordinária (AGO), deliberando sobre os seguintes assuntos: Admissão de novos associados da 1ª turma de 2013, apresentação dos resultados de 2012, Programa de Ação para 2013, prestação de contas do exercício de 2012 e a Reforma do Estatuto social.

Estiveram presentes, o Presidente da associação, membros do conselho deliberativo e fiscal, associados, integrantes da CFAF, o contador, Wellington Sampaio e a advogada Fernanda Tude.


“A assembleia é um momento importantíssimo para todos nós associados, pois esclarecemos dúvidas, conhecemos de perto as ações realizadas e percebemos o comprometimento do Projeto”, comenta Zilma Conceição, conselheira, cooperada e mãe de uma das jovens da Casa.

CFAF recebe visita de representantes da SEPLAN


Com o objetivo de conhecer a prática e os conceitos da Aliança Cooperativa da Piaçava e as ações desenvolvidas pelo PDCIS nas Instituições, Thiago Xavier, Diretor de Planejamento Territorial e Ronaldo Rodrigues ambos da SEPLAN (Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia), acompanhados por Dr. Joaquim Cardoso (FO) e Volney Fernandes (OCT) visitaram a CFAF nesta manhã.

Na oportunidade a Líder da Instituição expôs a missão e os objetivos da Casa apresentando o modelo educacional, explicando os detalhes da pedagogia da alternância, onde os visitantes ficaram encantados com o método diferenciado, pela qualidade no saber e pela educação voltada particularmente para a realidade sociocultural.

Em seguida, tiveram um bate-papo com os jovens onde puderam interagir e conhecer um pouco a realidade deles, os quais se surpreenderam com a postura e expressividade, no momento em que eles retrataram a importância recebida pela Casa, no que diz respeito ao desenvolvimento humano e profissional.


“Fico muito feliz com a proposta do Projeto em relação à educação, pois, a mesma é o Calcanhar de Aquiles aqui no Brasil, e a CFAF está de parabéns em aplicar esse método transformador”, expressou Thiago Xavier.

Representantes do Mercado do Cacau visitam a Aliança Cooperativa da Piaçava


Objetivando conhecer e divulgar o trabalho realizado entre a Casa e a Cooperativa, representantes do Mercado do Cacau visitaram na última terça feira dia 19 de fevereiro de 2013 a Aliança Cooperativa da Piaçava. A principio conheceram o modelo pedagógico da Instituição e sua estrutura física recém reformada e ampliada.


Em seguida, foram a Cooprap, onde puderam bater um papo com a Presidente e o Líder da Cooperativa, conhecendo todo o processo de beneficiamento da piaçava. Na oportunidade, conheceram também a comunidade quilombola de Lagoa Santa no Município de Ituberá.

Jovens da CFAF mostram sua arte em desfile no dia Internacional da Mulher


Na ultima sexta-feira, dia 09 de Março, aconteceu no Colégio Santo André, no município de Ituberá o evento intitulado: Ensaios da Economia Criativa Inserção da Produção feminina no mercado de trabalho, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento objetivou realizar uma ação de promoção ao fortalecimento da economia Criativa, da cultura e da difusão do censo de talentos culturais.

As jovens da CFAF foram convidadas para desfilar, expondo a coleção de Biojoias confeccionados do coco da piaçava, foram expostos acessórios como colares e adereços inspirados na coleção Mulheres Africanas.

Esta iniciativa estruturante é a primeira etapa do censo de talentos, realizada pela Superintendência de Cultura, ação coordenada pela educadora social Creusa Amorim.

"Poder desfilar expondo peças produzidas por nós mesmas é muito gratificante e principalmente em um evento como o dia internacional das mulheres", comenta Taisa Rosário, jovem da CFAF.


CFAF e Secretarias Municipais de Nilo Peçanha comemoram o dia Internacional da Mulher


O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde e Ação Social. As atividades do dia foram fundamentadas especialmente para as mulheres, tiveram serviços de saúde, apresentação de poesias, dia de beleza e palestra sobre violência contra a mulher, consequências sociais e psicológicas.

A convite das secretarias Municipais, os jovens do 3º ano do Curso Técnico em Florestas, fizeram parte da programação do município, os mesmos discursaram sobre a apresentação negativa da mulher nas músicas de pagode da Bahia, com o intuito de mostrar para o público presente a importância da mulher na sociedade.

 “Participar de um evento que nos homenageia é muito importante, pois, percebemos que realmente somos reconhecidas perante as leis”, afirma Erica Gonçalves.


CFAF e Secretaria de Agricultura de Nilo Peçanha firmam parceria



A CFAF recebeu na última sexta-feira, Antônio Spínola, Secretário de Agricultura, com o objetivo de informar aos jovens, futuros técnicos em florestas à possibilidade de estágios supervisionados nas comunidades rurais os quais estão inseridos.

A proposta de estágio busca viabilizar a implantação de projetos como: horticultura, recuperação de nascentes e matas ciliares, produção de mudas frutíferas e essências florestais. Na oportunidade, salientou a importância dos jovens fazerem a DAP junto a EBDA e através dela, acessar o crédito agrícola como fomento de seu empresaríamento rural e fortalecer a sua produção para ser adquirida pelo PNAE e PAA ambas políticas públicas do governo.


Spínola ficou encantado com o interesse dos jovens e esclareceu diversas duvidas, simultaneamente informou os critérios para serem beneficiados com essa linha de financiamentos, disponível para a agricultura familiar.

Aliança Cooperativa da Piaçava recebe visita do Vice-Presidente da Sustentabilidade



A CFAF recebeu em suas dependências a visita do Vice-Presidente da Sustentabilidade, Delcy Machado, acompanhado por Umberto Matteoni e Fernanda Tude. Os visitantes percorreram a infraestrutura recém-ampliada e reformada, e ficaram encantados com a funcionalidade e a beleza da Casa.

Em conversa com os jovens, os visitantes receberam a informação que os educandos estavam no ano de conclusão, o que gerou felicitações. Na oportunidade, Delcy Machado comentou que "grandes poderes vem acompanhados de grandes responsabilidades e que a conclusão do Curso é apenas o começo de uma nova jornada que ainda está por vir".


A CFAF entende que interações como estas possibilitam à troca de experiências e novos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento de cada jovem e contribuindo com a formação dos futuros Empresários Rurais.