sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Jovens da CFAF visitam Fazenda Sapucaia em Camamu





Com o objetivo de aliar prática e teoria, os jovens do 1º ano do Curso Técnico em Florestas visitaram no município de Camamu-Ba, a Fazenda Sapucaia (também conhecida como Fazenda dos Búfalos) especializada na criação de búfalos de linhagem leiteira.

Na oportunidade, pode-se observar todo o manejo de pasto, como também os procedimentos realizados no curral. Um dos destaques da propriedade é a ordenha (retirada do leite) realizada de forma mecânica, o que torna o produto com maior qualidade e o que gerou enumeras perguntas feitas pelos jovens, respondidas por Edeilton de Jesus, Subgerente da Fazenda.

Após a ordenha, o leite é enviado ao laboratório para analise dos padrões de higiene e sanidade e se aprovado, é destinado à unidade de beneficiamento. Nesta última etapa o leite é transformado em queijo após vários processos realizados sob as rígidas normas e padrões vigentes, sendo este o momento de muitas indagações feitas pelos jovens.   

Segundo Elvis da Luz, jovem do referido Curso, “A visita foi muito importante, pois, após ter conhecido a cadeia produtiva de búfalos, me despertou o interesse de iniciar uma criação em minha propriedade”.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Canção em homenagem a CFAF finaliza reunião de Pais e Mestres





Com o objetivo de estreitar os laços entre a Casa e a unidade família, possibilitando uma caminhada lado a lado, efetivando uma cumplicidade entre pais, alunos e professores, ocorreu no dia 27 de novembro na CFAF a reunião de pais e mestres.

Foram apresentadas as ações desenvolvidas durante o ano letivo, para os pais da turma do 1º ano do Curso Técnico em Florestas, foi um momento de muita emoção, gratidão, satisfação e reconhecimento do trabalho realizado em prol da Formação Técnica e Humana. Os pais receberam orientações, esclareceram dúvidas, estabelecendo e fortalecendo  uma relação de confiança e cooperação com a Instituição.

Na oportunidade, André Jorge Mascarenhas, pai da jovem, Andressa, homenageou a Casa no final da reunião com a canção “Eu sou da CFAF junto com a comunidade” de sua própria autoria, deixando todos os presentes emocionados. 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Prefeito eleito de Nilo Peçanha visita a CFAF



A CFAF teve a honra de receber a ilustre visita do Sr. Carlos Azevedo, prefeito eleito do município de Nilo Peçanha. Na oportunidade, ele conversou com os jovens do 1º ano do Curso Técnico em Florestas, ressaltando suas expectativas em relação ao mandato que se inicia em 01 de janeiro de 2013.

O futuro prefeito salientou pontos relevantes relacionados à educação e ao meio ambiente do município. Em meio a diversas perguntas realizadas pelos jovens, o Sr. Carlos descreveu um cenário de mudanças administrativas após assumir o cargo. Aproveitando o momento, elogiou o trabalho desenvolvido pela CFAF e parabenizou o ensino diferenciado pautado nas instâncias técnicas e humanas, atrelados aos valores éticos, morais, culturais e sócias.    
         
“Parabenizo a direção da Casa, pelo grandioso trabalho desenvolvido com os jovens e a comunidade e estarei em apoio na busca da transformação e do desenvolvimento do nosso município”, declara Carlos Azevedo.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Identidade, Ética e Cidadania foi tema de oficina na CFAF




Numa manhã de ensinamentos e vivências compartilhadas, os jovens do 1º ano do Curso Técnico em Florestas receberam uma oficina sobre Identidade, Ética e Cidadania, ministrada por Naiane Oliveira, coordenadora de educação para cidadania do IDC. O objetivo foi despertar reflexões sobre o relacionamento dos direitos humanos com a concepção contemporânea de cidadania.

Nos subtemas abordados, destacaram-se politicas públicas, direitos e deveres do cidadão perante a sociedade, controle social e o Artº 1º da constituição federal, deixando os educandos reflexivos com tamanha compreensão dos conteúdos abordados.

“Pelo fato de sermos jovem, isso não quer dizer que não somos capazes de mudarmos a realidade de nossa sociedade, a oficina de hoje me possibilitou esse entendimento”, enfatizou José Renildo Correia, jovem do Curso. 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Jovens da CFAF protagonizam na comunidade de São Benedito




Uma das formas que o jovem encontra para se manifestar e atuar na sociedade é o Protagonismo Juvenil, um conceito pedagógico que traz o jovem para a cena principal e em posição de igualdade, se não de destaque, ante a outros atores sociais.

Fundamentados nessa percepção, os jovens do 1º e 2º ano do Curso Técnico em Florestas ministraram no Ginásio Municipal José Carlos Aleluia, na comunidade de São Benedito, município de Nilo Peçanha, uma palestra com o tema: Avanços tecnológicos - Progresso e Impactos ao Meio Ambiente para os alunos dos turnos Matutino e Vespertino.

Dentre os temas em debate, destacou-se a evolução do rádio, do telefone, do computador, da energia elétrica e da televisão. Na oportunidade, os jovens ressaltaram quais os impactos que este avanço, está evolução vem trazendo para o meio ambiente de forma positiva e negativa.

Segundo João Victor Moreira, jovem do referido Curso, “para mim a palestra foi muito importante, pois além de ter sido uma forma de protagonizarmos na nossa comunidade, alertamos aos alunos os impactos que este desenvolvimento pode trazer para o meio ambiente”. 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Soletrando desperta o interesse dos jovens pela Ortografia



A leitura e a escrita fazem parte da vida de todos os seres humanos, desde que líamos através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens e nós cidadãos, temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever corretamente, além de facilitar a comunicação.

Fundamentados nessa afirmação, foi realizado na CFAF com os jovens do 1º e 2º ano, do Curso Técnico em Florestas, a segunda edição do Soletrando, seguindo a mesma metodologia das demais Casas Familiares Rurais. Fruto de um planejamento macro, que instituiu as Práticas Sociais de Letramento (PSL) no cotidiano das unidades de ensino do PDCIS, que contribuiu para potencializar o estudo da leitura e da escrita de forma contextualizada com o campo, as relações familiares, de produção e sustentabilidade.

Na edição 2012, tivemos como campeões Samuel dos Santos Mello, do 1º ano (São Benedito – Nilo Peçanha) e Benailde Costa de Jesus do 2º ano (Itiúba – Taperoá).
 “O Soletrando se destaca ao estimular a curiosidade e a busca pelo conhecimento da norma culta da língua portuguesa pelos nossos jovens, de maneira dinâmica e prazerosa, contribuindo assim para aprimorar a leitura e a escrita dos mesmos”, afirma José Lázaro Rodrigues, Assessor Pedagógico da CFAF.