quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Professores da UFRB iniciam a 2ª etapa do experimento com Tubetes Orgânicos na CFAF



Os Professores Doutores, Teresa Freitas, Andreia Reis e Josival Souza da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), deram o inicio a 2ª fase de implantação do experimento com Tubetes Orgânicos (recipientes para germinação e acondicionamento de mudas de plantas) no viveiro da CFAF.

O objetivo do projeto é aproveitar o resíduo da piaçava como matéria prima, para confecção de tubetes orgânicos, dando destino ao mesmo e visando a geração de trabalho e renda em busca da sustentabilidade sócio econômica e ambiental.

Na 2ª fase está sendo feita a preparação dos insumos, arrumação das bandejas, enchimento dos tubetes e fazendo o controle de semente nos mesmos. Sendo assim, permanecem no aguardo até a próxima etapa.

Segundo Profª Teresa Freitas, “O aproveitamento do resíduo da piaçava para a confecção dos tubetes, diminuirá o impacto ambiental provocado pela cadeia produtiva, além disso, esta parceria promoverá benefícios tanto para a formação dos jovens, quanto para os graduandos da UFRB”.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CFAF da início ao processo seletivo


“Formar jovens empresários rurais no âmbito da Aliança Cooperativa da Piaçava para o manejo sustentável da floresta, educando-os para a vida, pelo trabalho e para valores, sendo um centro de referência de geração e difusão de conhecimentos aplicados ao Agroecoturismo”. Está é a Missão da Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia, que deu início ao processo seletivo para contemplar sua 9ª turma.

As inscrições estarão abertas até o dia 07 de dezembro. Até este período, os educadores da Casa, estarão divulgando o processo seletivo nas escolas locais e nas associações das comunidades.

Iniciativas dos jovens da CFAF geram resultados positivos para a comunidade


A comunidade de Lamego, município de Taperoá, participou de mais uma ação promovida pelos jovens do Curso Técnico em Florestas, dessa vez os mesmos ministraram uma palestra com o tema Cooperativismo e Associativismo, com o objetivo de fortalecer a associação local e na oportunidade promover a união da comunidade a cerca do tema em debate.

Em seguida, os educandos discorreram sobre a importância de uma organização social para o desenvolvimento de uma comunidade, além de evidenciar suas experiências vivenciadas na Casa. Agraciados com o momento, os moradores interagiram, tirando dúvidas acerca das colocações supracitadas pelos palestrantes.

“Nunca tive a oportunidade de está palestrando para minha comunidade, acho isso muito importante para o meu crescimento humano e profissional”, declara Marivana Bispo, jovem do referido Curso.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jovens da CFAF socializam experiências na comunidade de Lagoa Santa


Os jovens do 2º ano do Curso Técnico em Florestas proferiram palestra com os temas Cooperativismo e Associativismo para os moradores da Comunidade da Lagoa Santa, município de Ituberá, com o intuito de estimular e sensibilizar os integrantes da associação local, destacando os pontos positivos para que os mesmos se organizem em busca de melhores condições de trabalho.

Diante das experiências exitosas apresentadas pelos educandos quanto ao tema em debate, os participantes manifestaram seu interesse e a compreensão da importância em se estabelecer laços cooperativistas, partindo do pressuposto que todo e qualquer processo de mudança deverá sustentar-se pela união dos atores sociais envolvidos.

Segundo Maria do Amparo, uma das Jovens protagonista, “A palestra veio no momento certo, pois a comunidade necessita perceber a importância de uma associação ativa para o desenvolvimento da localidade”.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Protagonizando saberes na comunidade



A Cfaf, por meio da turma do Curso Técnico em Florestas, realizou uma palestra na Comunidade do Timbuca, município de Igrapiúna, com o tema: Associativismo e Cooperativismo objetivando reestruturar a associação local que até então está desativada.

A ação foi iniciada com a mobilização e sensibilização dos membros da comunidade, que atentos ao conteúdo do evento atenderam ao chamado dos jovens, comparecendo a Escola Dr. Francisco Xavier Borges.

A palestra, além de tratar de um tema de forte relevância para a comunidade, também objetivou aflorar o protagonismo dos jovens. E esse foi um dos pontos fortes, merecendo comentários do público presente. A partir de um discurso descontraído e dinâmico, os moradores puderam entender, discutir e propor soluções para os problemas vividos pelo local.

“A palestra foi maravilhosa, pois tive a oportunidade de está compartilhando com a comunidade o que aprendi na Casa, além de está contribuindo para a reestruturação da associação local”. Afirma Moises Oliveira, jovem do referido Curso .

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Monitores da CFAF participam de seminário em Valença



Os monitores da CFAF participaram do seminário Sistema Agroflorestal – Conservação Produtiva de Sucesso Territórios do Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Recôncavo na 1ª Igreja Batista de Valença, objetivando adquirir conhecimentos e multiplica-los na instituição.

No primeiro momento o palestrante Dr. Adonias Filho, Engenheiro Agrônomo (Ceplac) enfatizou a viabilidade econômica no plantio simultâneo de cacau e seringueira destacando os períodos de safra desses cultivos que garantem renda o ano inteiro.

Durante o seminário também foram abordados as experiências exitosas com sistema Agroflorestal de vários agricultores e questões referente a crédito Rural. Em seguida, foi destacada a importância do apoio de técnicos aos agricultores na implantação do SAF. Na oportunidade, os participantes interagiram e puderam perceber que as formas aplicadas pelos mesmos não diferiam tanto das supracitadas pelos palestrantes.

Segundo Ludmila Nunes, Monitora da CFAF, “É de suma importância participar de eventos como esse, pois refletem um dos princípios da nossa instituição. O sistema agroflorestal resulta melhorias para o trabalhador rural, promove o desenvolvimento da unidade família associado ao uso de recursos naturais de maneira sustentável”.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Trilha Ecológica na Michelin serviu de cenário para aula prática dos jovens da CFAF




A Interpretação Ambiental se fundamenta na captação e tradução das informações do Meio Ambiente. Contudo, não lida apenas com a obtenção de conhecimentos, mas com significados, buscando firmar e exercitar valores cognitivos, suscitar questionamentos, despertar para novas perspectivas, fomentando a participação dos jovens e trabalhando a percepção, a curiosidade e a criatividade humana.

Fundamentados nessa afirmação, os jovens do 2º ano do Curso Técnico em Florestas, visitou a Trilha das Andorinhas na Pancada Grande (Fazenda Michelin), um momento que uniu conhecimento, aventura e interatividade. As trilhas ecológicas visam um contato efetivo entre os jovens e a natureza buscando sempre o conhecimento associado à conservação ambiental.

O objetivo da visita foi conhecer o ecossistema Mata Atlântica com sua fauna e flora diversificada, em uma área preservada e que serve de permanente estudo. Na oportunidade os jovens também puderam notar in loco as características do solo, ação que compactuou com o tema da alternância.

"O momento foi bastante proveitoso, pois pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a semana de alternância", afirma Erica Gonçalves, jovem do curso.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Jovens da CFAF visitam viveiro de mudas no Resort Pratigi em Nilo Peçanha


Os jovens do Curso Técnico em Florestas visitaram o Resort Pratigi, localizado na Região de Barra dos Carvalhos - NP. Foram recepcionados por Carlos Aragão, administrador da propriedade e Secretário de Meio Ambiente do Município de Ituberá e Ronaldo Santos, responsável Técnico pelo viveiro de mudas. Na oportunidade, os jovens puderam conhecer a APP (Área de Proteção Permanente) resguardada pelo Resort. A iniciativa agregou conhecimento à turma, principalmente no que se refere aos aspectos ambientais.

O viveiro de mudas, implantado e mantido pelo empreendimento, mereceu destaque, pois ali reside farto conteúdo a ser pesquisado pelos jovens, além de ser referencia pela sua qualidade. O manejo desenvolvido desde o plantio até a manutenção das espécies nativas reintroduzidas na área servirá de base para futuras ações práticas, desenvolvidas pelos alunos.

.A Cfaf, como instituição formadora, entende que ações que dialoguem sinergicamente com as comunidades do seu entorno, possui atributos para crescer e se perpetuar.

Segundo Nelsiano Martins, jovem do referido Curso, “Achei muito importante a visita ao Resort, pois aquele ambiente aumentou o nosso conhecimento referente ao reflorestamento, além disso, se tornará um grande gerador de empregos diretos e indiretos”. A afirmação é compartilhada por Camila Ferreira, também do referido Curso.