quarta-feira, 30 de maio de 2012

EBDA realiza Curso de Organizações Rurais na CFAF






Objetivando aprimorar o conhecimento, a CFAF promoveu o Curso de Organizações Rurais, no seu 1º módulo, tendo como tema: Associativismo. O Curso, realizado pela EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), ministrado por Taciana Barreto, Técnica em Gestão de Cooperativismo e Associativismo, foi oferecido aos jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais.

Inicialmente realizou-se uma dinâmica, onde os jovens puderam interagir, buscando de forma descontraída, o entendimento da identidade pessoal e coletiva. Em seguida desenvolveram-se ações, denominadas de atividades produtivas, onde cada jovem trazia de suas comunidades experiências relacionadas a organizações sociais. Essas atividades servirão de base para o desfecho do próximo módulo.

Logo após, Taciana discorreu sobre a origem, conceitos, princípios e valores que norteiam a atividade associativista, alicerçando o conhecimento teórico, útil no processo de sensibilização e integração. O 1º módulo foi encerrado com uma atividade avaliativa, aplicada com o objetivo de solidificar o conhecimento sobre um tema de valiosa importância para a sociedade.
 

Orientação Sexual é tema de palestra na CFAF




Com intuito de contribuir para que os futuros técnicos possam desenvolver e exercer sexualidade com prazer e responsabilidade, respeitando a diversidade de valores, crenças e comportamentos, foi realizado na CFAF, uma palestra sobre Orientação Sexual, ministrada por Núbia Públio, Coordenadora do PSF (Programa Saúde da Família) e Jocilene Santos, Coordenadora de vigilância sanitária do município de Nilo Peçanha, para os jovens do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.

Durante a palestra, foram abordadas questões como: orientação sexual na escola, o papel da família e escola, sexualidade na infância e adolescência, relação escola família, relações de gênero, tipos e prevenções a DST’S, entre outros. No entanto, de acordo com a palestrante, ainda existem diferenças substanciais entre mulheres e homens referentes a questões sociais comprovadas nas estatísticas oficiais.

Para demonstrar a importância do tema, Núbia Públio, mencionou o caso de Xuxa que recentemente foi apresentado na Rede Globo. Segundo a palestrante esse episódio ficou marcado e desencadeou inúmeras denuncias de abusos sexuais.   


terça-feira, 29 de maio de 2012

Jovens da CFAF compartilham experiências com educandos da CFR-PTN








Visando socializar experiências com os jovens da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), os educandos da CFAF visitaram a Aliança Cooperativa da Mandioca.

 No primeiro momento, os educandos da CFAF foram recepcionados pelos jovens do 2º da CFR- PTN, onde puderam trocar vivências e compartilhar conhecimentos. Na oportunidade foi apresentada aos jovens visitantes a equipe pedagógica da Instituição, seguida de depoimentos de pais e ex-alunos da Casa. Em seguida, os jovens foram divididos em dois grupos para conhecerem o campo demonstrativo, a criação de suínos, o plantio de graviola e a unidade demonstrativa da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

 No período da tarde os jovens foram conhecer a Coopatan, onde puderam visitar as unidades de beneficiamento da mandioca e de frutas, além da fábrica de ração. “O intercâmbio que realizamos foi muito proveitoso, pois significou para mim um momento de troca de experiências e um aumento qualitativo e quantitativo de conhecimento”, declarou Sandro de Jesus, jovem do Curso Técnico da CFAF.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Coordenador do projeto Terra Amiga do Ides Profere palestra de Gestão de Pessoas para educandos da Cfaf




Charles Ping, Coordenador do Projeto Social Terra Amiga, do Ides a convite da Cfaf, ministrou palestra de Gestão de Pessoas para jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais, objetivando discutir a história e a evolução da gestão de pessoas e o papel do gestor nas organizações e em projetos.

Conceitos de Gestão de Pessoas, Globalização, Evolução Estrutural das Empresas, Escolas das Relações humanas, Teoria de Maslow, Teoria x e Teoria y e Teoria dos Fatores (Herzberg), esses foram assuntos abordados pelo palestrante. Na oportunidade, Charles ressaltou a importância do conteúdo aplicado teoricamente, mostrando para os educandos conceitos fundamentais para o sucesso de uma organização.

Cada tema apresentado gerava um momento produtivo, onde os jovens harmonicamente discutiam e tiravam suas duvidas, ficando o entendimento que o aprendizado pode ser aplicado tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Aliança Cooperativa da Piaçava recebe visita da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro





Objetivando conhecer as ações ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), fomentados pela Fundação Odebrecht, a 6ª RM e mais 16 Oficiais, visitaram a Cfaf e a Cooprap.

Conheceram o modelo educacional da instituição, sua estrutura física e tiveram  um bate papo em sala de aula  com os jovens, onde puderam interagir com os mesmos,. Em seguida foram conhecer a Indústria Cidadã, onde ficaram encantados com os métodos cooperativistas aplicados pela Cooperativa.

“É muito gratificante chegarmos até aqui e ver os jovens em sala de aula progredindo e aperfeiçoando”.  Isso é o futuro deles, aprender, crescer e servir, declara o General Moura Barreto.

Jovem protagonista


Mesmo muito jovem, com apenas 15 anos, Felipe Luís da Silva Oliveira demonstra maturidade na fala e preocupação com a conservação da natureza em seu discurso. Afirma com propriedade que quer atuar na área de agronomia e que esse sonho vem sendo realizado desde quando ingressou na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf). Educando do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas integrado ao Ensino Médio, Felipe se sente honrado em fazer parte da nova turma da Cfaf. “Estou tendo a oportunidade de adquirir valiosos aprendizados e de retribuir o que a natureza sempre fez por todos nós”, ressalta. Além de Felipe, seu irmão, Moisés Luís da Silva Oliveira, também estuda na Casa Familiar, na turma do segundo ano.

Apesar de morar na área central de Taperoá (BA) com os pais e irmãos, o protagonista realiza ações em duas comunidades do município - Jordão e Jacaré -, colocando em prática os conhecimentos aprendidos na Cfaf. “Converso com os moradores sobre os projetos que desenvolvemos, como a compostagem [técnica de decomposição de materiais orgânicos para produção de adubo] e sobre a importância de preservar a cultura local. Acredito que compartilhando o que aprendo, poderei contribuir com um futuro melhor para as pessoas”. Além disso, Felipe atua como voluntário na Secretaria Municipal de Juventude, o que viabiliza encontros com representantes do poder público de sua cidade para discutir melhorias. “Se você tem a oportunidade para fazer o bem pela sociedade, faça”.

O jovem ainda é participante assíduo dos Dias do PDIS nas comunidades, já tendo marcado presença em sete edições. Realizada desde março, a ação busca estreitar a relação com os moradores do Baixo Sul da Bahia. “Os encontros têm sido proveitosos, pois tenho me tornado uma pessoa mais consciente do meu papel nas comunidades onde atuo”, finaliza.

Sinergia

Contribuir para a inclusão social do produtor do campo e para a formação dos empresários rurais do futuro. É assim que funciona a Aliança Cooperativa Estratégica, um ciclo virtuoso de desenvolvimento que envolve as casas familiares e cooperativas ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS). Duas dessas instituições são a Cfaf e a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap) que, juntas, formam a Aliança Cooperativa Estratégica da Piaçava. “Considero importante a proposta de integrar o jovem com sua família, pois esta é a base para o desenvolvimento do ser humano”, completa Felipe.

Fonte: site da Fundação Odebrecht
http://www.fundacaoodebrecht.org.br/Sala-de-Imprensa/Noticia/771/Jovem-protagonista

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Jovem formada multiplica experiências na Cfaf


Adriele Rodrigues, formada na Casa em 2010, hoje secretária da associação AMQB (Associação dos Moradores do Quilombo de Boitaraca), onde reside, realizou uma palestra sobre Estímulo ao Ingresso dos Jovens em Associações Comunitárias, para os educandos do Curso Técnico em Florestas, visando estimular a turma a participar do associativismo em suas comunidades.

Na oportunidade, Adriele ressaltou a importância da Cfaf em sua formação humana e profissional, a Importância da participação dos jovens nas organizações sociais, os benefícios conquistados para sua comunidade através do seu papel na associação, a história da comunidade de Boitaraca, além de expor suas experiências vivenciadas na Casa e em sua unidade família.

“É muito gratificante para mim poder compartilhar conhecimentos adquiridos aqui na Casa, que foram de suma importância para minha formação enquanto cidadã”.

Segundo Adriel Costa, jovem do referido Curso ”Participar de palestra principalmente proferida por um (a) jovem, é muito importante, pois os conhecimentos adquiridos são expostos de maneira clara e objetiva”.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Jovens do Curso Técnico em florestas visitam convento de Cairu


Expectativas e curiosidades, foram palavras que motivaram a turma do Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio da Cfaf a visitarem o Convento de Santo Antônio em Cairu, objetivando conhecer toda sua história desde seu surgimento até os dias atuais.

O convento de Cairu é um dos monumentos franciscanos de maior importância na história da arquitetura do país. É um produto da efetiva miscigenação do europeu, do índio e do africano, ao longo dos últimos três séculos e meio de forja e composição da liga da civilização brasileira. Finalmente, um marco relevantíssimo da produção barroca no Nordeste Brasileiro.

Os jovens, na oportunidade puderam percorrer todos os ambientes do convento, que apesar da reforma em que se encontra, mostra uma beleza singular e uma História que se confunde com a própria História do Brasil Colonial.

Segundo Fabricio Trindade, turismologo da prefeitura de Cairu “É de fundamental importância receber visitas, principalmente de estudantes, pois são eles que iram disseminar os conhecimentos adquiridos aqui no convento”.

Já para José Anselmo do Rosário, jovem do referido Curso “Adquirir conhecimento nunca é de mais. A visita ao convento me possibilitou essa nova noção”.

Secretário do Meio Ambiente de Nilo Peçanha ministra palestra para pais e jovens da Cfaf



Objetivando enfatizar a importância que o meio ambiente apresenta para o Baixo Sul da Bahia, Danilo Silva, Secretário do Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha, a convite da Cfaf, proferiu palestra sobre Recursos Naturais para a Turma do 2º ano do Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio da Cfaf.

O secretário discorreu sobre temas de fundamental importância, tais como: recursos não renováveis, meio ambiente, poluição atmosférica, alterações climáticas, aquecimento global, etc, dando oportunidade aos pais e aos jovens esclarecerem suas dúvidas e conhecerem um pouco mais sobre o tema apresentado. A palestra também serviu para enfatizar o trabalho desenvolvido pela Secretária do Meio Ambiente, mostrando as principais ações realizadas no município.

“Visando os conceitos de recursos renováveis e não renováveis é preciso refletir acerca do seu papel para o futuro do Planeta Terra. Assim, se todos tentassem diminuir os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas, teríamos um planeta bem melhor para viver”, afirma Danilo Silva.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jovem formada profere palestra pra os educandos da Cfaf





Pedrina Belém do Rosário, responsável pela comunicação no Ides, atualmente presidente da associação de Jatemane, realizou uma palestra sobre Estímulo ao Ingresso dos Jovens em Associações Comunitárias, para os educandos do Curso Técnico em Florestas, objetivando incentivar a turma a participar do associativismo nas suas comunidades e estimular os mesmos a assumirem cargos nas associações locais.

Na oportunidade, Pedrina Belém discorreu sobre temas como: a importância de uma organização social para o desenvolvimento de uma comunidade, visão de futuro, além de expor suas experiências vivenciadas na Casa e nas Instituições onde exerceu e exerce cargos.

“Está compartilhando minhas experiências com os jovens da Cfaf foi fazer uma viagem de toda minha caminhada no inicio do projeto e mais lisonjeada por hoje está contribuindo para a transformação de outros jovens”. Destaca Pedrina.