segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jovens do Curso Técnico em Floresta da Cfaf vivenciam oficina sobre Plano de Vida



Com o objetivo de provocar reflexão e incentivar os jovens a pensar sobre o futuro, Gilcia Beckel, atualmente coordenadora do PDJE II e de outros programas de desenvolvimento para jovens e equipes do PDIS, realizou, a convite da Cfaf, uma oficina cujo tema abordado foi Plano de Vida.

Inicialmente, ela agradeceu pelo convite e falou da satisfação em estar mais uma vez com os jovens da Cfaf, pois foi nesta Casa que iniciou seu trabalho no Baixo Sul, com a 1ª turma. Também trabalhou com as turmas 02 e 05, tendo sido a madrinha da Turma 02, por escolha dos jovens.

No decorrer da oficina, a instrutora discorreu sobre o objetivo da atividade e enfatizou que este é o momento para os jovens começarem a pensar em seus futuros. Distribuiu a letra da música Nunca deixe de sonhar (KLB) e logo após solicitou aos jovens que fizessem uma leitura do texto A Visão de Futuro. No momento seguinte, aplicou uma dinâmica com desenhos, objetivando mostrar o quanto é mais fácil construir e criar a partir de nossas próprias escolhas e iniciativas.

Apresentou ainda alguns vídeos e comentários sobre a importância de se ter uma visão clara do que se deseja, sobre exemplos de coragem e perseverança de pessoas que se realizam apesar das dificuldades e sobre realização de sonhos - Plano de Vida.

Ao término da oficina, tendo apresentado um exemplo de Plano de Vida de personagem fictício, Gilcia encerrou com a mensagem: “Antes de começar ou recomeçar algo, entenda o que está dentro de você e voe na direção certa para realizar seus objetivos!”