quinta-feira, 29 de março de 2012

Jovem formado socializa experiências para educandos da Cfaf



André Carlos Conceição, assistente administrativo do Ides, atualmente Presidente da Associação da Região da Lagoa Santa (Ituberá) e graduando em Administração de Empresas, realizou uma palestra sobre Estímulo e Ingresso dos Jovens em Ações Comunitárias, para os educandos do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais, objetivando incentivar a turma a participar do associativismo nas suas comunidades e estimular os mesmos a assumirem cargos nas associações locais.

Na oportunidade, André Carlos discorreu sobre temas como: a importância de uma organização social para o desenvolvimento de uma comunidade, plano de vida e carreira, além de expor suas experiências vivenciadas na Casa e nas Instituições onde exerceu e exerce cargos.

“Tomem como exemplo a experiência que tive durante minha formação aqui na Cfaf e também no Pdis”, discursou André Carlos.

Segundo Samuel Nunes, jovem do referido Curso “A palestra de hoje foi muito importante, pois a cada dia me conscientizo da importância da Casa para minha vida e da responsabilidade de ser protagonista das ações em minha comunidade”.

Turma da Cfaf visita a Fazenda Escola Fonte da Prata



Os jovens da 3ª turma do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf visitaram a Fazenda Escola Fonte da Prata, objetivando conhecer a unidade demonstrativa do sistema agroflorestal desenvolvido em parceria com a OCT.


O modelo agroflorestal visa compatibilizar o desenvolvimento econômico da população rural com a conservação do meio ambiente. Além de buscar atender às várias necessidades dos produtores rurais, como a obtenção de alimento, extração de madeira, cultivo de plantas medicinais, os SAF’s, diversifica a produção, proporcionando uma oferta mais estável de produtos ao longo do ciclo. Os sistemas agroflorestais podem auxiliar na conservação dos solos, das microbacias e áreas florestais.

Para os jovens do referido Curso a visita foi uma oportunidade de mesclar conhecimento prático e teórico, vivenciando uma explanação presencial em um Saf desenvolvido dentro dos padrões tecnológicos preconizados pelos institutos de pesquisa.

Segundo Talita Sousa, jovem do referido Curso “É muito importante estarmos colocando em prática todo conteúdo abordado na sala de aula”.

terça-feira, 27 de março de 2012

Organizações Rurais foi tema de palestra na Cfaf



Carlos André, Secretário de Agricultura do Município de Nilo Peçanha, a convite da Cfaf, proferiu palestra sobre Associativismo e Cooperativismo para jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais e também para os pais dos mesmos. Na oportunidade, ressaltou a importância da presença e do fortalecimento das Organizações Sociais nas comunidades e dos benefícios alcançados por meio destas instituições.

Inicialmente, foram apresentados os principais objetivos do associativismo. Logo após, Carlos André contextualizou o assunto abordado, mostrando para os jovens as oportunidades que poderão ser geradas com cooperativas e associações dentro de cada localidade, despertando neles possibilidades de desenvolver as mesmas em sua comunidade.

Também foram apresentados os resultados alcançados na Secretária de Agricultura local, salientado o excelente trabalho desenvolvido com as Organizações Sociais do município, fato que gerou cumprimento do público presente.

Para Conceição Lacerda, Mãe de um dos Jovens da Cfaf, “A palestra me deixou bastante entusiasmada, pois percebi que com organização o movimento associativista promove o desenvolvimento da comunidade”.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Jovens da Cfaf recebem palestra de Cooperativismo e Associativismo



A convite da Cfaf, Wanderley Rosário, membro do Conselho de Administração da Empresa Agroindustrial de Ituberá, proferiu palestra com os temas Cooperativismo e Associativismo para os jovens do Curso Técnico em Florestas.

Com um enriquecido currículo, ao longo da sua trajetória profissional, já exerceu cargos importantes, a exemplo da Presidência da Faeb (Federação da Agricultura do Estado da Bahia), Prefeito Municipal de Nilo Peçanha, Secretário Municipal de Agricultura de Ituberá e Presidência da Coopalm.

O palestrante abordou temas como, Objetivos e Importância do Cooperativismo e do Associativismo, salientando suas características, valores éticos, princípios e legislação. Diante das experiências exitosas apresentadas pelo convidado quanto ao tema em debate, os jovens manifestaram seu interesse e a compreensão da importância em se estabelecer laços cooperativistas, partindo do pressuposto que a edificação de todo e qualquer processo de mudança, deverá sustentar-se pela união dos atores sociais envolvidos.

“Essa troca de experiências é enriquecedora e muito importante, tanto para o aprendizado do aluno quanto para o palestrante”, relata Wanderley Rosário.

Já para Rafael Souza, jovem do referido Curso “As perguntas e respostas aplicadas na palestra foram satisfatórias, tornando o momento dinâmico, o que reforçou o ciclo de aprendizagem sobre os temas abordados”.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Jovens da Cfaf conhecem os ecossistemas do Pratigi



Os jovens da 2ª turma do Curso Técnico em Florestas da Cfaf, tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica a Floresta de Restinga, na Praia de Pratigi, município de Ituberá. Objetivando estudar os ecossistemas do baixo sul da Bahia tais como o Manguezal, Mata Atlântica e a Restinga.

Essas visitas permitem que os jovens tenham contato in loco, compreendam a sua dinâmica e o conhecimento adquirido possa contribuir favoravelmente para a conservação e preservação do meio ambiente. Além de possibilitar aos educandos uma ligação estreita entre a teoria e prática, uma vez que as duas necessitam estarem justapostas, para a concretização de uma educação emancipadora.

Segundo Laysa Ferreira, jovem do referido Curso “A visita foi muito extraordinária, pois pude perceber o quanto é importante a conservação dos ecossistema citados em sala de aula”.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dia internacional da mulher foi tema de palestra na Cfaf








Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, foi realizada na CFAF, uma palestra ministrada pela Secretária de Saúde do município de Ituberá, Sony Maria Lopes do Rosário. Na oportunidade foi feita uma análise da forma como a mulher fora representada ao longo da história da humanidade.

Durante a Palestra, foram abordadas questões referentes as conquistas sociais das mulheres e às Políticas Públicas de proteção e emancipação da mulher no cenário mundial e em especial na sociedade brasileira. No entanto, de acordo com a palestrante, ainda existe diferenças substanciais entre mulheres e homens referentes a questões sociais e econômicas comprovadas nas estatísticas oficiais.

Para demonstrar a importância política, histórica e social do dia Internacional das Mulheres, Sony Lopes, mencionou o incêndio criminoso que vitimou cerca de 130 mulheres na fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque ocorrido no dia 25 de março de 1857. Esse acontecimento ficou marcado e desencadeou inúmeras lutas em prol da emancipação da Mulher em todo mundo. Porém, só em 1910, na Dinamarca que ficou Instituído o dia 08 de março como dia Internacional das Mulheres e em 1975 a data foi oficializada pela ONU.

Para José Roberto Lisboa, jovem do Curso de Sistemas Agroflorestais da Cfaf, ”Poder conhecer o significado do dia internacional da mulher através de uma palestra para mim é de fundamental importância, pois nós homens muitas vezes não damos valor as mulheres”.

Aliança Cooperativa da Piaçava recebe visita do BNB







Objetivando conhecer a prática e os conceitos da Aliança Cooperativa da Piaçava e as ações desenvolvidas pelo Pdis nas Instituições, Nilo Meira Filho – Superintendente, José Meneses - Gerente Executivo, José Herculano – Gestor da Carteira de Pronaf e Marcos Bonfim - Agente de Desenvolvimento do BNB (Banco do Nordeste do Brasil) visitaram a Cooprap e a Cfaf.

Com o intuito de identificar dentro do Programa, possibilidades de formar parcerias para viabilização de projetos produtivos que possam contribuir para o fortalecimento da Cooperativa e das comunidades atendidas, os membros da comitiva foram recepcionados por Carlos Rabelo, líder da Aliança Cooperativa da Piaçava.

No primeiro momento, conheceram a Cfaf e seu modelo educacional, onde puderam interagir com os jovens e com a Equipe pedagógica da Casa. Em seguida, foram à Indústria Cidadã para conhecer o método cooperativista aplicado na Cooprap e todo o processo produtivo desenvolvido na unidade.

“Parabenizo o projeto, pois vejo que o mesmo é merecedor de destaque” afirma Nilo Meira Filho.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Jovens da Cfaf participam de palestra Cultural no Ides






A convite do Ides, os jovens do Curso Técnico em florestas, da Cfaf, participaram na última quarta-feira, da palestra sobre a importância das cidades históricas como destinos patrimoniais, ministrada por Marcelo Brito, Arquiteto urbanista, Doutor Em gestão urbana, objetivando amadurecer nos educandos o interesse em conhecerem os patrimônios culturais existente na região.

Na palestra foram abordados pontos como pesquisas, objetivos e segmento do mercado turístico como fator de desenvolvimento econômico, que pode gerar aumento e redistribuição de renda através do aquecimento do comércio por meio dos gastos do turista, nos diferentes setores em que o produto é oferecido. Logo após, os participantes puderam perceber o quanto é importante a valorização das culturas patrimoniais no desenvolvimento turístico.

Segundo Wagner Lacerda, jovem do referido Curso “É importante reconhecer e conservar o valor patrimonial da nossa comunidade, pois é a maior riqueza que podemos oferecer”.

Cfaf inicia o projeto de apicultura






Foi dado início a implantação do projeto apícola, com fomento a cadeia produtiva na Fazenda Escola Fonte da Prata, como projeto piloto, onde serão beneficiados os jovens educandos da Cfaf, objetivando uma nova atividade pedagógica e socioeconômica, alicerçadas na sustentabilidade.

De início serão implantadas 30 (trinta) caixas, com foco nas abelhas do gênero Apis mellifera. Na oportunidade será verificado o tipo de exploração econômica a ser disseminada (pólen, própolis e o mel) para atender melhor a região.

A implantação teve a participação dos jovens do Curso Técnico em Florestas que aproveitaram o momento para fortalecer os conhecimentos práticos e teóricos adquiridos em Curso realizado em dezembro de 2011.

Para Erica Gonçalves, do 2ª ano do Curso Técnico em Floresta da Cfaf “O projeto possibilitará aprendizado dessa nova atividade e oportunidade de aplicar em minha comunidade”.