terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A importância de Planejar foi tema apresentado para os jovens da Cfaf




Visando à formação empresarial dos educandos, com foco na visão prospectiva no meio rural dentro de um horizonte de tempo definido, Emanuel Filho, Psicólogo, a convite da Cfaf, proferiu palestra sobre Planejamento Estratégico Avançado, para os jovens do Curso Técnico de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio, que de forma genérica consiste em saber de que maneira deve ser executado um planejamento.

No contexto atual, o conceito de estratégia é uma das expressões mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente na literatura da especialidade.

O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer, trata-se de um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro melhor.

O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho. (Peter Drucker)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Aliança Cooperativa da Piaçava recebe visita de integrantes da Mitsubishi corporation







Com o objetivo de conhecer a prática e os conceitos da Aliança Cooperativa da Piaçava e as ações desenvolvidas pelo Pdis nas Instituições, o Sr. Minoru Akita – Gerente Geral de Responsabilidade Social Corporativa, Kana Hasegawa – Responsável por Responsabilidade Social Corporativa e Ivan Sant`Anna, da Fundação Odebrecht visitaram a Cfaf e a Cooprap.

A convite da Cfaf o grupo cultural Olopunga de Nilo Peçanha, deram as boas vindas aos visitantes, mostrando ritmos característicos do Baixo Sul.

No primeiro momento, tiveram um bate papo com os educandos da Cfaf, onde puderam interagir com os mesmos, conheceram o modelo educacional da instituição, o atelier de Biojóias. Em seguida foram conhecer a Indústria Cidadã e o método cooperativista aplicado na Cooprap.

Segundo Rafael Alves, Jovem do Curso de Técnico da Cfaf, “A manhã de hoje foi bastante produtiva, conhecemos um pouco a realidade da Mitsubishi Corporation empresa conhecida mundialmente”.

“Resgatando a cultura local” foi tema da palestra oferecida para os jovens da Cfaf







Walmório Monteiro, coordenador do Grupo Zambiapunga de Nilo Peçanha, a convite da Cfaf proferiu palestra na 1ª. alternância para os educandos do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais, visando salientar a importância em se resgatar e valorizar a cultura regional, a fim de que às futuras gerações possam não apenas conhecê-la, como também difundi-la.

O coordenador discorreu sua palestra em torno da formação do grupo e suas conquistas ao longo dos anos, dando à oportunidade aos jovens em esclarecem suas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre suas raízes regionais.

Nas datas festivas e nas ocasiões de eventos que mobilizam a população, o Olopunga vai às ruas da cidade e mostra toda a sua determinação de manter viva a arte herdada dos ancestrais africanos.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cfaf recebe turma do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio





“Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos”. A célebre frase do pensador, Friedrich Nietzsche tem ganhado contornos reais através do projeto Círculos de Leitura. Nele, a formação de leitores reflexivos, com potencial para discernir, tem ampliado o acesso ao conhecimento por meio de leitura em grupo, de obras que ressaltam valores e modelos de conduta ética, estimulando uma visão solidária, responsável e transformadora.

Foi com esse entusiasmo que a 1ª turma do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio, da Cfaf iniciou suas aulas no 2º ano do ensino médio e as atividades dos Círculos de Leitura.

“O círculo de leitura veio para melhorar a leitura e a reflexão dos jovens, proporcionando melhor conhecimento sobre legados daqueles que realmente deixaram um grande exemplo para a sociedade”. Afirma Natalícia Barros, jovem do referido Curso.