segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dia do Pdis é realizado na Cfaf




Foi realizado com a 2ª turma do Curso de Educação Profissional técnica de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio da Cfaf, o dia do PDIS, com a finalidade de alinhar conceitualmente o programa para os educandos recém-chegados.

Em uma tarde harmônica e de conhecimento contínuo, Tatiana Vieira, integrante da Área de Comunicação da Fundação Odebrecht, realizou a apresentação institucional do programa, ressaltando a importância de replicar nas comunidades a magnitude do Projeto, que tem como foco o desenvolvimento integrado e sustentável da região do baixo sul.

A turma recebeu a interlocutora com bastante expectativa em relação ao conteúdo a ser abordado. Empolgação, entusiasmo e conhecimento, foram às palavras que moveram à tarde, que para muitos foi um momento único e bastante produtivo.

Segundo Juciara Souza, jovem do referido Curso, “poder conhecer o programa ao qual estou inserida, fortifica ainda mais as expectativas que tenho em fazer parte do projeto. Fico feliz e encantada com as iniciativas do programa e da instituição”.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cfaf recebe a 2ª turma do Curso Técnico em Florestas integrado ao Ensino Médio







Atendendo a sua missão que se concentra na formação de jovens empresários rurais no âmbito da Aliança Cooperativa da Piaçava para o manejo sustentável da floresta, educando-os para a vida, pelo trabalho e para valores, a Cfaf iniciou o ano letivo, recebendo os educandos da segunda turma do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio.

Durante toda a manhã foram realizadas as apresentações da Equipe Pedagógica, seguida de depoimentos de vários pais dentre eles, José Fernando Oliveira (Vereador do Município de Nilo Peçanha) e Marcos Oliveira, Coordenador da ACAAF, salientando a importância e benefício que a Cfaf tem proporcionado na vida de muitos jovens.

Tiveram presentes os jovens formados, André Carlos (Ides), Pedrina do Rosário, Wildson e André Carlos (Cfaf) que encantaram todos os presentes, com sua história de vida após o ingresso nesta instituição. Foi neste momento que a emoção falou mais forte, pais e jovens puderam expressar suas expectativas em relação ao projeto, interagindo positivamente com toda a equipe. Logo após, todos puderam conhecer a estrutura da Cfaf, ficando encantados com sua beleza e funcionalidade.

À tarde os jovens puderam conhecer a metodologia de ensino da instituição, desde o surgimento até os dias de hoje. Ao término das atividades os educandos mostravam em seu semblante o entusiasmo e disposição, visando superar os desafios futuros.

Segundo Andressa Dirlane, jovem do referido Curso, “a trajetória que está começando, possibilitará uma transformação humana e profissional em nossas vidas, pude perceber isso na aula inaugural”.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aliança Cooperativa da Piaçava semeia sementes na Lagoa Santa






Objetivando em sua missão, formar jovens empresários rurais para o manejo sustentável da floresta, educando-os para a vida, pelo trabalho e para valores, a Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (Cfaf), inaugurou o VIII, IX e X catadouro na Comunidade de Lagoa Santa, município de Ituberá.
Essa iniciativa desenvolvida pela ação conjunta da Cfaf e Cooprap, vem criando novas oportunidades de trabalho em suas  propriedades  e promovendo o aumento da renda familiar com a implantação do primeiro negócio dos jovens egressos da casa, satisfazendo as unidades famílias e a comunidade.
Fizeram-se presentes na inauguração, Suzana Baiardi, Coordenadora de Ensino da Cfaf, Carlos Rabelo, Líder da Aliança Cooperativa da Piaçava e Joseilton Macedo, Assistente Educador da Cooprap, além de familiares dos jovens.
Segundo Miguel Silva, pai de uma das jovens, ”Esse catadouro veio trazer um pouco mais de tranqüilidade para minha família, antes minha esposa saía de casa bem cedo com minha filha para trabalhar para os outros, graças a Deus não será mais necessário. Temos agora o nosso próprio negocio.”