quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Uma tarde de poesia


Sob a sombra de um toldo entremeado por jardins, os jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf tiveram uma tarde diferente, em que poesias de autores consagrados como Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles foram declamadas de forma efusiva.
A atividade foi promovida pelos multiplicadores do Círculo de Leitura e proporcionou um momento literário, envolto no entretenimento e que promovesse a integração dos jovens. A entonação da voz, a expressão corporal e os movimentos sincrônicos transformaram o momento em uma bela atividade cênica.
Para Natalia Evangelista, Supervisora do Círculo de Leitura na Cfaf, “Foi gratificante ver e ouvir os jovens expressando as poesias, mostrando assim um grande senso de superação e participação”.
A jovem Mailan da Silva declarou que “Eventos dessa natureza contribui muito para a perda da timidez. Além disso, pude conhecer e declamar o poema A palavra mágica, de Carlos Drummond de Andrade”.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jovens da Cfaf recebem palestra sobre Cultivo do Dendezeiro.





Objetivando enfatizar a importância econômica, social e cultural que o Dendê apresenta para o Baixo Sul da Bahia. Renata Souza, Engenheira Agrônoma, Mestranda em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, na UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), a convite da Cfaf, proferiu palestra sobre a Cultura do Dendezeiro. A mesma foi realizada no dia 24 de outubro de 2011, para a Turma de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf.

A palestra se deu com os principais aspectos da cultura, desde sua origem à fase de beneficiamento do óleo de dendê e palmiste. Logo após, a palestrante assumiu uma postura integradora, onde os jovens participaram através de Dinâmicas, opiniões e perguntas objetivas relacionadas ao tema.

Ao término da palestra os jovens foram a campo, para plantarem algumas mudas de Dendê.

Segundo Midian dos Santos Conceição, jovem do referido Curso, “ A importância da palestra pra mim resume –se no aprendizado que eu tive sobre a origem e beneficiamento do Dendê, que até então eu não sabia”. 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Senac realiza Curso na Cfaf






Visando fortalecer as potencialidades do segmento turístico da região, a turma de Qualificação em Agroecoturismo da Cfaf, por intermédio de uma parceria firmada entre o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Ides e Cfaf recebeu o Terceiro Curso programado, tendo como terma: Preparação de Lanche Comercial.

Selma França, doceira profissional, instrutora do Curso, abordou técnicas de preparação dos mais variados tipos de lanches, com ênfase na comercialização e aptidão regional. Neste Curso, os jovens puderam produzir iguarias e também compartilhar com a mesma os conhecimentos empíricos das comunidades. Além disso, esta capacitação pode fomentar a capacidade empreendedora de cada um, possibilitando a implantação do próprio negócio.

Segundo Wbirajara Junior, Jovem da Cfaf, “O Curso é importante, porque por meio dele conseguiremos produzir lanches com qualidade para comercializar em minha comunidade, local de potencial turístico”.