terça-feira, 31 de maio de 2011

Cfaf realiza II Seminário Rural em Taperoá



A Cfaf, por meio da turma do Curso Técnico em Floresta de nível Médio Integrado ao Ensino Médio, realizou o II Seminário Rural, na Comunidade de Itiúba, município de Taperoá, com o tema: “Meio Ambiente - Todos pela Conservação dos Rios”.

A ação foi iniciada com a mobilização e sensibilização dos membros da comunidade, que atentos ao conteúdo do evento, atenderam ao chamado dos jovens e compareceram em massa a Escola Municipal Matias Nascimento dos Santos.

O seminário, além de tratar de um tema de forte relevância para a comunidade, também objetivou aflorar o protagonismo dos jovens. E esse protagonismo foi um dos pontos altos, merecendo comentários do publico presente.

A partir de um discurso leve e dinâmico, os moradores de Itiúba puderam entender, discutir e propor soluções para os problemas ambientais vividos pelo local.

Para Meire Ângela de Jesus, jovem da Comunidade de Itiúba, “A palestra dos jovens servirá de expiração para mim e para muitos outros, deixando claro que a Cfaf realmente forma jovens protagonista de sua própria historia”.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Curso de Sistemas Agroflorestais da Cfaf recebe palestrante da Ceplac



Waldo Brito, Engenheiro Agrônomo da Ceplac de Taperoá, a convite da Cfaf, proferiu palestra sobre Acácia Mangium para os jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais. Na oportunidade, ressaltou a importância da espécie para o Baixo Sul da Bahia, focando seu grande potencial no setor agroflorestal. 

Inicialmente, foi apresentada a espécie, suas características e potencialidades. Logo após, Waldo contextualizou o assunto abordado, mostrando para os jovens as oportunidades que poderão ser geradas com a exploração sustentável da mesma. A palestra foi concluída com uma apresentação audiovisual, onde ficou evidente o grande interesse despertado pelo potencial da acácia, sintetizado pelo grande numero de produtores curiosos e pelo avanço da área plantada.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Inaugurado o 1º catadouro modelo do Baixo Sul



Alicerçado em sua missão que é formar jovens empresários rurais, a Cfaf, em parceria com o Tributo ao Futuro e a Cooprap, inaugurou o 1º catadouro de piaçava modelo do Baixo Sul da Bahia, na comunidade de Lagoa Santa, município de Ituberá.

O evento foi prestigiado por diversos membros da comunidade, que puderam celebrar a culminância desse processo, que se iniciou com a capacitação dos jovens em beneficiamento de piaçava. Também estiveram presentes Suzana Baiardi, Diretora Executiva da Cfaf, Creuza Amorim, Presidente da Cooprap, Wellinton Silva, Líder da Aliança Cooperativa da Piaçava, Bruno Lawinsky, Superintendente da Cooprap, Joseilton Macedo, Assitente Educador da Cooprap e Emanoel Ribeiro, Coordenador do Tributo ao Futuro.

Todos foram unânimes em afirmar que esta iniciativa conjunta proporcionará às jovens beneficiadas a formação de seu primeiro negócio, de uma maneira em que se estabeleça a sustentabilidade. Salientou-se também o fortalecimento da aliança, evidenciado com ações sinérgicas, focados em todos os capitais.

Na oportunidade, Maurílio Santos, morador da comunidade e pai de uma jovem beneficiária descreveu a ação como algo que “surgiu na hora certa, pois vai contribuir e muito para a geração de trabalho e renda, além de servir como incentivo para outras pessoas”.

Para Cristiane Dultra, Jovem do Curso Técnico em Florestas de Nível Médio, beneficiaria do catadouro, “Hoje é um dia muito importante, a partir de agora passaremos a ter nosso próprio negócio e teremos a oportunidade de crescermos”.

Casa Agroflorestal cumpre I módulo do Curso de Organizações Rurais


Visando aprimorar o conhecimento, a Cfaf promoveu o Curso de Organizações Rurais, no seu I primeiro módulo, tendo como tema: Associativismo. O Curso, realizado pela EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) foi ofertado aos jovens do Curso Técnico em Floresta de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio.

O curso foi conduzido por Taciana Barreto, Técnica em Gestão de Cooperativismo e Associativismo. Inicialmente realizou-se uma dinâmica, onde os jovens puderam interagir, buscando de uma maneira descontraída, o entendimento sobre formas associativas.

Em seguida desenvolveram-se ações, denominadas de atividades produtivas, onde cada jovem trazia de suas comunidades experiências relacionadas a organizações sociais. Essas atividades servirão de base para o desfecho dos próximos módulos (II e III).

Logo após, Taciana discorreu sobre a origem, conceitos, princípios e valores que norteiam a atividade associativista, alicerçando o conhecimento teórico, útil no processo de sensibilização e integração. O I módulo foi encerrado com uma atividade avaliativa, aplicada com o objetivo de solidificar o conhecimento sobre um tema de valiosa importância para a sociedade contemporânea.

Presidente da Associação de Jatimane profere palestra na Cfaf

Pedrina Belém proferindo palestra.


Pedrina Belém, atual presidente da Associação Comunitária de Jatimane, seu local de origem, realizou para a turma do Curso Técnico em Floresta de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio da Cfaf uma palestra com o tema: O que são associações, enfatizando os princípios que as formam.

Inicialmente foram apresentadas suas experiências como presidentes da Associação comunitária, mostrando para os jovens do curso a importância que se tem em associar-se, pois visa superar dificuldades e gerar benefícios para a comunidade.

No momento seguinte, realizou-se a exposição dos princípios da adesão voluntaria e livre, princípios da gestão democrática dos associados e princípios da autonomia e independência, deixando claro para os jovens que os mesmos tinham uma finalidade, esclarecer de uma forma simples e objetiva, a condução de uma associação baseado em uma maneira legitimada.

A palestra foi encerrada com uma mensagem reflexiva: “Vamos plantar sementes sólidas, no solo fértil da esperança. Cada um de nós somos co-responsável pelo nosso planeta e se cada um dê um pouco de si conseguiremos chegar ao lugar chamado Sucesso”.

Escola Pastor José Ramos visita a Cfaf



Visando promove melhor o conhecimento sobre a pedagogia da alternância, a Escola Municipal Pastor José Ramos de Araújo, do Município de Ituberá, visitou a Cfaf, levando a turma do 9º ano do curso fundamental a interagir com os jovens do Curso Técnico em Floresta de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio.

Logo na recepção houve uma breve apresentação das turmas para promover a integração entre elas. No momento seguinte, realizou-se a exposição dos objetivos e da missão da Cfaf.

Logo após, foi realizado uma visita ao viveiro de mudas onde foi especificada cada espécie ali presente. Na horta, detalhou-se sobre as plantas, falando da sua importância para a saúde. Por fim, visitou-se o atelier de biojóias da Cooprap, onde puderam conhecer os processos utilizados para produção das peças.

A visita foi encerrada com um lanche integracional, onde todos puderam trocar experiências sobre seus cursos e com a famosa foto para registrar o momento.

Para Jaciara Cruz dos Santos, da Escola Pastor José Ramos de Araújo, “O momento foi bem proveitoso, pois eu tinha vontade de conhecer a Casa e a visita de hoje possibilitou isso”.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cfaf realiza palestra nas escolas Municipais e Estadual em Nilo Peçanha



0bjetivando promover a sensibilização sobre o tema Manguezais, a Cfaf visitou as escolas Nair Lopes Jenkins, Adelaide Souza e a Osvaldo Cruz, levando a turma de Qualificação em Agroecoturismo a interagir com os jovens do curso médio do 1º e 3º ano.

No primeiro momento, realizou-se a apresentação da Cfaf e do PDIS, expondo sua missão e seus objetivos. Logo após foi realizado a palestra sobre manguezais, onde puderam apresentar os problemas que afetam esse ecossistema.

Uma apresentação em forma de poesia foi realizada com o objetivo de mostrar as principais agressões que afetam os manguezais.

A palestra foi encerrada com uma atividade de avaliação para os alunos das referidas escolas, por meio de um questionário referente ao tema abordado com a finalidade de diagnosticar as ações realizadas.

Segundo Aline Conceição de Jesus, jovem do 3º ano do colégio Adelaide Souza, ”A palestra serviu para conscientizar a todos aqueles que têm no manguezal seu meio de sobrevivência e sustentabilidade e que deverão agir de maneira correta, não agredindo o mesmo. Isso sim é que é importante.”

terça-feira, 17 de maio de 2011

Carlos Magno Lima dos Santos, um jovem talento da Cfaf

Carlos Magno Lima dos Santos, 23 anos, morador da comunidade de Areião, em Nilo Peçanha, Jovem do curso Técnico em Floresta de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio da Cfaf, possui um hobby que vem chamando a atenção de todos: o desenho.

“Desde os nove anos de idade venho trabalhando para ser reconhecido no que sempre desejei ser quando adulto. Por isso, na maioria das vezes me inspiro em desenhos da atualidade, sempre relacionados ao cotidiano das pessoas, pois, cada desenho trás em si sua mensagem”.

O jovem sonha em ser um desenhista de renome e pensa em entrar para um curso superior na área de designer. Salienta que os desenhos com temas orientais são os seus preferidos, porque trazem muita expressividade.

Segundo Carlos, ”Desejo continuar a fazer meus desenhos e tornar-me um profissional de sucesso na área.”

Alguns desenhos do jovem:






Texto: Wildson Ferreira
Colaboração: Elton Moura

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Projovem de Nilo Peçanha visita a Cfaf



Objetivando socializar informações sobre as questões ambientais mais abordadas na contemporaneidade, a Cfaf recebeu a visita da turma do Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) do município de Nilo Peçanha.

Os temas abordados pela Engenheira Florestal Melina Leite, tiveram um enfoque voltado para o desmatamento, preservação dos recursos hídricos e qualidade do ar, suas causas e conseqüências para o planeta, razão de preocupação constante.

A turma também conheceu a estrutura física da Casa e foi informada sobre os cursos oferecidos, seus objetivos, além da importância na formação diferenciada de jovens no Baixo Sul da Bahia.

Ações como estas, possibilitam o fortalecimento dos laços integracionais e sinérgicos entre a Cfaf e a comunidade, o que comprova sua vocação para a promoção do desenvolvimento profissional e humano.

Oficina sobre Organizações Sociais na Cfaf

Palestrante abordando o tema sindicalismo.

A turma do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf participou de uma oficina sobre Organizações Sociais. O evento abordou temas como o associativismo, cooperativismo e sindicalismo.

A oficina contou com a participação de Andrezito Souza, liderança do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ituberá e de Gilvan Prazi, representando a Cooprap. Na oportunidade, eles explanaram sobre a importância das práticas cooperativistas nas relações comerciais, do associativismo no desenvolvimento das comunidades e do sindicalismo como ferramenta de ajuda no equacionamento das demandas trabalhistas.

Entre dinâmicas, palestras e debates, discutiu-se sobre a participação da comunidade e formação das lideranças, atributos essenciais para o bom desenvolvimento das organizações e das comunidades envolvidas.

sábado, 7 de maio de 2011

Cfaf recebe Casa Jovem



Objetivando promover o intercâmbio entre as Casas, a CECJ visitou a Cfaf, levando a turma do 3º ano do Curso de Agroecologia a interagir com os jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais.

Logo na recepção realizou-se uma dinâmica de grupo para promover a aproximação dos jovens e das equipes pedagógicas. Na oportunidade, houveram as apresentações de uma maneira descontraída.

No momento seguinte, realizou-se a exposição dos objetivos e da missão da Cfaf. Logo após, foi realizado uma visita à Cooprap, onde puderam conhecer o processo de fabricação de vassouras.

Uma apresentação teatral foi realizada com o objetivo de mostrar as características do Curso de Agroecologia oferecido pela Casa Jovem.

O intercambio foi encerrado com um almoço integracional, onde todos puderam trocar experiências sobre seus cursos e com a famosa foto para registrar o momento.

Segundo Alanna Santos de Jesus, jovem da Cfaf, “O mais importante destes encontros é o contato com outros jovens e as trocas de experiências realizadas, além disso, percebi que existe muito conteúdo em comum entre os dois cursos”.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Unidade de Conservação é visitada por jovens da Cfaf


Os jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf realizaram uma visita a RPPN (Reserva particular do patrimônio natural) da Empresa Plantações Michelin da Bahia, situada entre os municípios de Ituberá e Igrapiúna. A visita fez parte do cronograma de atividades relativa à 5ª alternância, que teve como tema: Legislação Ambiental e Unidades de Conservação.
Na oportunidade, puderam realizar uma trilha na mata, sendo orientados por um guarda florestal da empresa. Ao longo do percurso, foram informados sobre a ocorrência de espécies da flora e da fauna da região, assim como sobre os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na unidade de conservação.
A trilha foi finalizada com a contemplação à exuberante e bela cachoeira da Pancada Grande, um dos cartões postais do Baixo sul da Bahia e patrimônio natural do seu povo.

Jovens da Cfaf realizam seminário rural


Os jovens do Curso de Agroecuturismo da Cfaf realizaram o primeiro seminário rural da casa em 2011, abordando o tema: Meio ambiente e patrimônio cultural. Esta ação foi realizada na comunidade de Barra de Carvalho, município de Nilo Peçanha.
Aplicando os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo de formação do curso, os jovens puderam mobilizar e sensibilizar a comunidade local, para assim, expor e dialogar os problemas e soluções relativos ao meio ambiente e a cultura. Salienta-se que a aceitação e o envolvimento da comunidade foi efetiva, com a presença de lideres comunitários, grupos culturais, representações religiosas e membros de associações.
Ao final do evento, foi notória a satisfação da população local e os frutos dessa ação poderão ser sentidos futuramente, no aumento da consciência ambiental e no fortalecimento das manifestações culturais.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Monitores recebem capacitação em Física da Terra






Com uma temática voltada para a Física da Terra, a Arcafar (Associação das Casas Familiares), promoveu um curso, na CFR-PTN (Casas Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves), objetivando a formação dos monitores. A capacitação foi realizada pelo Dr. Alberto Brum, Professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia e Secretário regional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
O curso abordou, de uma forma leve e dinâmica, os aspectos relacionados aos calendários adotados durante o progresso da humanidade, o que refletia nos calendários agrícolas. O sistema solar foi outro tema que mereceu considerações, com enfoque nas questões que influenciam a vida na terra. O aquecimento global foi contextualizado e exposto de uma maneira em que todos puderam assimilar o aprendizado. A didática no ensino da Física também recebeu um enfoque, assunto de grande relevância no ensino das ciências.
A contínua formação dos monitores possibilita um ensino de qualidade e é com esta visão, que as Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia reafirmam seu compromisso com uma educação inovadora.