sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jovens da Cfaf realizam intercâmbio






Com o objetivo de promover uma maior interação com outras instituições e gerar conhecimento aos jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais, a Cfaf promoveu um intercâmbio com a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), levando-os até a sede deste renomado órgão de pesquisa, em Ilhéus.
A agenda foi iniciada com uma visita ao setor de beneficiamento do cacau, onde foram explanados todos os passos para a produção de amêndoas de qualidade, da colheita, passando pela fermentação, secagem, até o armazenamento adequado. Logo após, os jovens assistiram a uma demonstração de técnicas de enxertia de cacau, com variedades produtivas e tolerantes à vassoura de bruxa (doença causadora de sérios problemas à lavoura cacaueira). A visita a fabrica de chocolate foi o momento mais esperado por todos, onde puderam entender como se faz um dos alimentos mais consumidos no mundo e ainda tiveram o prazer de degustar os chocolates produzidos nesta unidade.
À tarde, ocorreu a visitação ao Projeto Bicho Preguiça e na oportunidade foi exposto que esse animal esta em sério risco de extinção. No laboratório de solos ouviram explicações detalhadas sobre os melhores solos para as culturas produzidas no Baixo Sul. As visitas foram encerradas no apiário e meliponário, com orientações relativas à criação de abelhas (com e sem ferrão) para produção de mel.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comunidade Nilopeçanhense festeja Dia Internacional do Livro



Com a temática: "A importância da leitura na construção do conhecimento", o dia 27/04/2011 foi marcado no Complexo Esportivo de Nilo Peçanha, um relevante evento com a presença de aproximadamente 450 pessoas em comemoração ao Dia Internacional do Livro. Na oportunidade, também foi realizada a premiação do concurso de redação que objetivou fomentar a leitura e a escrita nos alunos do ensino fundamental das Escolas do município.

A ação promovida pelo PDIS e articulada com a Cfaf, juntamente com os colégios municipais e estaduais, além da Prefeitura Municipal, Ides e IDC. A sinergia entre essas forças possibilitou a formação de uma entusiasmada platéia, que acompanhou todos os acontecimentos com grande atenção.

Grupos culturais e religiosos, além de jovens da própria Cfaf narram de forma contagiante o processo histórico e evolutivo do livro, desde a Idade Média, até a contemporaneidade, por meio de recitais, saral, coreografias, paródias ilusionismo, monólogo, fanfarra e expressões musicais como o samba de roda e o rap.

Ao final, percebeu-se que o evento alcançou seus objetivos, dentre eles o despertar para a importância da leitura e o que ela proporciona na formação dos cidadãos conscientes e reflexivos.

"O evento Dia Internacional do Livro, pude perceber o quanto é importante participar de um programa como o PDIS, vejo que tudo isso que vivo são conseqüências de oportunidades". Foi o sentimento de Wildson Ferreira, jovem do curso de Agroecoturismo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Graduandos em Biologia aplica questionário na Cfaf



Objetivando discutir a qualidade de vida e promover com os alunos uma discussão sobre o conceito de hábitos saudáveis, foi aplicado um questionário avaliativo na turma do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf.
Baseado na idéia de que um estilo de vida saudável associado a hábitos de atividade física, entre outros cuidados com a saúde, parece estar relacionado à maior qualidade de vida geral, bem estar físico e mental e aumento da produtividade. O trabalho foi realizado por Zenaide dos Santos, graduanda em Biologia e Presidente da CFA.
Neste sentido, a Cfaf reafirma seu compromisso em promover hábitos saudáveis entre seus jovens, fomentando discussões e promovendo atividades que melhorem a qualidade de vida.

Exército Brasileiro promove palestra na Cfaf





Mais uma vez o Exército Brasileiro se fez presente na Cfaf, ministrando a palestra sobre civismo e cidadania. Esta ação objetivou dotar aos jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais de conhecimento sobre os conceitos cívicos e sobre o respeito aos símbolos nacionais.
Tendo como palestrante o Sargento André, do Tiro de Guerra de Valença, os jovens receberam orientações para o canto de hinos e canções e como proceder no hasteamento do Bandeira Nacional, o que para muitos foram ensinamentos inéditos.

Cfaf recebe palestra sobre Civismo e Cidadania



Com temas relacionados ao Civismo e Cidadania, o Sargento André, do Exército Brasileiro, realizou uma palestra para os jovens do Curso Técnico em Floresta de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio da Cfaf.
Nessa ação, os jovens receberam orientação para o hasteamento do Pavilhão Nacional e para o canto de Hinos e canções.  Além disso, puderam conhecer os símbolos nacionais e seus significados.
Segundo Moisés Oliveira, 15 anos, aluno da Cfaf, “Aprendi sobre o respeito que devemos ter a Bandeira. Também não conhecia todos os Símbolos Nacionais, agora sei o que cada um significa”. 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mais uma ACISO na Cfaf



Novamente o Exército Brasileiro realiza uma ACISO na Cfaf e dessa vez, os jovens do Curso de Agroecoturismo foram contemplados com um evento de grande importância para eles e para suas respectivas comunidades.

Nessa oportunidade, o Tenente Rodrigo Brandão, Médico Clínico Geral, falou sobre a dengue e a anemia falciforme. Já o Tenente Mateus Souza, Médico Psiquiatra, palestrou sobre o alcoolismo.

Os temas, bastantes oportunos e recorrentes na região, foram abordados de uma maneira simples e objetiva, com fácil assimilação, gerando diversas perguntas e respostas.

Essas ações possibilitam a prevenção e o combate a doenças, resultando em uma melhor qualidade de vida. Salienta-se também que muitos desses jovens residem em comunidades estuarinas, onde o acesso a Profissionais de Saúde nem sempre é possível.

Cfaf promove Oficina de Educação Patrimonial



Em consonância com a 3ª alternância do Curso de Agroecoturismo, a Cfaf promoveu uma oficina sobre Educação Patrimonial. Com o apoio do Ides e um conteúdo voltado para a cultura popular, a identidade cultural, o patrimônio e a cidadania, esta ação propôs provocar nos jovens um senso reflexivo sobre as manifestações culturais de sua comunidade, bem como, promover a interação com manifestações de comunidades adjacentes.

Dentro dessa perspectiva é que também foi desenvolvida uma estratégia metodológica com foco na melhor forma de difusão da cultura de cada comunidade, onde os jovens puderam esboçar sua visão de divulgação cultural do lugar onde vivem.

Como a maioria desses jovens residem em ilhas ou em zonas estuarinas, este tipo de ação ajuda a capacitá-los para que possam intervir nessas regiões, já que as mesmas exploram o turismo ou possuem grande potencial turístico.

Cfaf participa das comemorações ao Dia Mundial da Juventude



Em comemoração ao Dia Mundial da Juventude, foi realizado em 30 de março um Programa ART JOVEM especial. Com a presença de várias escolas, o evento foi realizado no ginásio de esportes do município de Nilo Peçanha.

Com o tema Protagonismo Juvenil, o Programa debateu as questões ligadas às ações efetivas promovidas pelos jovens, tendo-os como agentes de sua própria história e transformadores de suas comunidades. O evento foi abrilhantado com diversas apresentações artísticas e culturais.

A Cfaf se fez presente com a turma do Curso de Agroecoturismo e na oportunidade promoveu uma apresentação de dança com o Grupo “Jovens em Ação”, sendo aplaudidos por todos os presentes. Outro momento marcante foi a participação da Jovem Alana de Jesus, do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais, que com muita desenvoltura participou do quadro “Papo cabeça”.

Prefeitos da APA do Pratigi visitam a Cfaf



A Cfaf teve a honra de receber em suas dependências os Prefeitos dos municípios que compõem a APA do Pratigi. Recepcionados por Suzana Baiardi, Diretora Executiva da Casa, a comitiva que também teve a participação de Mauricio Medeiros, Presidente da Fundação Odebrecht, conheceu as instalações e os projetos desenvolvidos pela Cfaf, além disso, pôde interagir com os jovens do Curso de Agroecoturismo, turma que estava em período de alternância.

Na oportunidade, Heráclito Menezes, Prefeito de Piraí do Norte e Presidente do Ciapra, Maria das Graças de Oliveira, Prefeita de Nilo Peçanha, André Lisboa, Prefeito de Ituberá e Edmundo Dócio, Prefeito de Igrapiúna, falaram sobre a importância dos projetos da Fundação Odebrecht no Baixo Sul e parabenizou a Cfaf pelo trabalho realizado.

Ides realiza palestra na Cfaf

Como parte das comemorações ao Dia Mundial da Juventude, a jovem Pedrina do Rosário, responsável pela Comunicação do Ides, realizou uma palestra, para os jovens do Curso de Agroecoturismo da Cfaf, com o tema: Protagonismo juvenil.
Pedrina, na oportunidade, discorreu sobre sua trajetória e experiências vividas dentro dos projetos da Fundação Odebrecht, dos momentos em que protagonizou ações em sua comunidade, sendo atualmente a Presidente da Associação do Jatimane e salientou que grande parte desse potencial foi despertado na época em que ainda participava do Curso de Formação Profissional e Humana da Cfaf.
No encerramento, os Jovens comentaram sobre a importância dos bons exemplos e da promoção de ações efetivas, que protagonizem o desenvolvimento comunitário.