sexta-feira, 25 de março de 2011

Cfaf realiza Assembléia Geral Ordinária



Em 24 de março foi realizada na sede da Cfaf uma Assembléia Geral Ordinária, com o propósito de apresentar aos associados os resultados alcançados e a prestação de contas do ano de 2010, além do Plano de Ação e os resultados já alcançados nos meses de janeiro e fevereiro de 2011. No mesmo dia, foi realizada também uma Assembléia Geral Extraordinária com a finalidade de deliberar sobre reforma do estatuto social da Casa. As alterações estatutárias atenderão as necessidades do Projeto de sustentabilidade.
Todas as informações e propostas apresentadas foram aprovadas por unanimidade pelos associados presentes, que também reconheceram os esforços direcionados para execução das ações pactuadas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Exército Brasileiro realiza ACISO na Cfaf



Tendo como público os jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf e colaboradores da Cooprap, Médicos do Exército Brasileiro promoveram palestras sobre temas atuais, como parte de um ACISO.
O Tenente Victor Sanjuan, Médico Clínico Geral falou sobre a dengue e a anemia falciforme, doenças que infelizmente ocorrem na nossa região, o que chamou a atenção do público presente.
Já o Tenente Mateus Souza, Médico Psiquiatra, palestrou sobre um tema bastante oportuno, o alcoolismo, levando os presentes a se manifestarem com diversos questionamentos.
Segundo Mariane Santos do Rosário, jovem da Cfaf, “As palestras tiveram temas bem legais e o mais interessante foi que eu aprendi sobre a anemia falciforme, doença que eu não sabia que existia”.
“Como eu tenho um caso de alcoolismo na minha família, o tema foi muito importante, pois poderei lidar melhor com a situação”, falou Adriana dos Santos Assunção, colaboradora da Cooprap.

terça-feira, 22 de março de 2011

Cfaf realiza oficina de compostagem



Atendendo ao cronograma estabelecido pela parceria com o Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras, a Cfaf realizou uma oficina de compostagem tendo como participantes os jovens do curso Técnico em Florestas de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio.
Essa oficina objetivou dotar os jovens de conhecimento prático e teórico a cerca da compostagem, possibilitando assim, a implantação e fomento dessa importante técnica agrícola em suas comunidades. Os jovens são também instruídos a repassar o conteúdo aprendido na oficina.
Em linhas gerais, a produção e utilização de compostos orgânicos oriundos da compostagem, traz benefícios ambientais, econômicos, sociais e produtivos, possibilitando a reciclagem de resíduos, transformando-os em fertilizantes naturais, diminuindo assim, o acúmulo de lixo e os gastos com adubação química.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Turismólogo profere palestra na Cfaf





O turismólogo Marcos Vinicius Santos enriqueceu com uma brilhante palestra, a segunda alternância do curso de agroecoturismo da Cfaf. Com um formato leve e dialogado, essa intervenção proporcionou informação e conhecimento aos jovens alunos do curso.
Mostrando ser conhecedor das potencialidades do turismo local, Marcos que também recebeu formação do Programa Aliança com o Adolescente do IDES, promoveu uma entusiasmada discussão em torno das possibilidades regionais.
A apresentação de um vídeo sobre a Península de Maraú e seu potencial turístico, ato que finalizou a palestra, foi um momento de grande envolvimento dos jovens, pois puderam perceber ali, grandes possibilidades de se inserirem nesse promissor segmento da economia.

Curso de Agroecoturismo da Cfaf recebe palestrantes do IDES





Liliana Leite, Diretora Executiva do Ides e Luciano Pinho, Líder da Aliança Cooperativa do Turismo, a convite da Cfaf, proferiram palestra sobre turismo para os jovens do curso de Agroecoturismo. Na oportunidade, ressaltaram a importância da área turística para o Baixo Sul da Bahia, focando seu potencial no segmento agroecologico.
Inicialmente foi apresentado um vídeo com o histórico do turismo no mundo. Logo após, Liliana Leite contextualizou o PDIS, mostrando aos entusiasmados jovens, as oportunidades que poderão ser geradas com a sua exploração sustentável.
Luciano Pinho falou sobre as premissas básicas para o desenvolvimento do turismo e mostrou, de forma clara e objetiva, as reais necessidades para que o agroecoturismo local possa efetivamente se consolidar como atividade sócio-econômica.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Cfaf recebe Secretário de Turismo de Nilo Peçanha





Objetivando interagir com instituições ligadas ao turismo, o Curso de Agroecoturismo da Cfaf, recebeu para proferir palestra, o Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município de Nilo Peçanha, Josinaldo Silva.
O Secretário aproveitou a oportunidade e apresentou o Plano de Ação para o ano de 2011, com vistas ao desenvolvimento sustentável do segmento turístico de Nilo Peçanha. Esse Plano visa alavancar o potencial do município, o que poderá gerar aumento dos índices sócio-econômicos de várias comunidades.
Josinaldo lembrou que o município está recebendo um grande investimento na área turística, o que gerará postos de trabalho, mas também salientou a necessidade de capacitação de jovens locais, para que esses possam assumir esses postos.
A palestra foi finalizada com o Secretário parabenizando a iniciativa da criação do Curso de Agroecoturismo, o que ajudará a tornar as potencialidades locais em reais condições de geração de oportunidades.

Alunos do Curso de Serviço Social promovem debate na Cfaf





Intermediado pela equipe pedagógica da Casa, alunos do Curso de Serviço Social da FTC, unidade pedagógica de Ituberá, debateram com os jovens da Cfaf um tema de grande relevância atualmente: drogas.
Na perspectiva dos jovens da casa, a questão das drogas deve ser compreendida como um mal que agrava toda a sociedade e que deve ser combatida em todas as instâncias. Nos discursos, notava-se a preocupação pelo tema, como também a necessidade de iniciativas como esta passarem a ser uma constante em todas as escolas.
Para os estudantes de Serviço Social, a formação do ser humano através da educação é o melhor caminho para integrar o homem a sociedade e torná-lo ético em todas as suas relações.
“Fico muito indignado quando um jovem entra neste mundo que só traz sofrimentos, tristezas e mortes. Precisamos acabar de vez com isso. É necessária a construção de projetos sociais voltados para aqueles que pedem socorro”, comentou Alana Santos de Jesus, Jovem estudante da Cfaf.

Cfaf participa de capacitação no Rio de Janeiro





Como parte da parceria estabelecida entre a Cfaf e o Programa Desenvolvimento e Cidadania (D&C) da Petrobras, foi promovida uma capacitação no Sistema MAIS (Monitoramento e Avaliação do Investimento Social). Essa parceria, na forma de patrocínio, vem contribuir para o fortalecimento das ações da Casa no âmbito educativo-produtivo.
Ocorrida nas dependências da Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro, teve a presença de 02 membros da equipe da Cfaf, que na oportunidade puderam acompanhar detalhadamente todos os passos para a execução dos relatórios exigidos pela empresa estatal.
Após o equacionamento das dúvidas, se dará a etapa de produção dos relatórios, que serão enviados a cada trimestre, contendo informações concernentes aos investimentos e resultados alcançados.

Cfaf marca presença em encontro sobre sexualidade





Com muita alegria e entusiasmo os jovens do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf participaram, a convite de uma escola particular de Ituberá, de um encontro dinâmico e significativo, onde se discutiu o tema Sexualidade, questão que é muito pertinente em se tratando de jovens e adolescentes.
Tendo como palestrantes professores do município de Ituberá, com a participação do Programa ARTJOVEM, o encontro tratou o tema de uma maneira leve e descontraída, levando informação e conhecimento aos jovens da Casa.
A participação da Cfaf foi parabenizada pela organização do evento, onde foi salientada a desenvoltura dos jovens. Ao final, todos foram unânimes em afirmar que foi um evento magnífico e que proporcionou a quebra de certos paradigmas em referência a sexualidade.