segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Presidente da Cooprap profere palestra na Cfaf



A segunda alternância do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf foi enriquecida pela palestra de Creuza Amorim, Presidente da Cooprap. Na oportunidade Creuza, brilhantemente, discorreu sobre a cadeia produtiva da piaçava, focando principalmente nos aspectos sociais e econômicos inerentes a essa espécie vegetal, de vital importância para o Baixo Sul da Bahia.
Mostrando grande conhecimento sobre cooperativismo, a palestrante salientou o fortalecimento das comunidades após a inserção dos seus membros na Cooprap. Também deixou registrada a importância da Cfaf no desenvolvimento local, pois os jovens formandos da Casa aplicam o conhecimento adquirido, promovendo um aprimoramento das relações na cadeia produtiva da piaçava.
Ao final da palestra, os jovens saíram com o brilho nos olhos e com a nítida impressão que o cooperativismo realmente é uma das estratégias para alavancar o desenvolvimento regional e melhorar os índices sociais e econômicos das comunidades mais necessitadas.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cfaf inicia Curso de Agroecoturismo



Sete de fevereiro de 2011 ficará marcado como a data de início do curso de Agroecoturismo da Cfaf. Aguardado com grande expectativa por todos, esse curso vem suprir uma lacuna existente na região, carente em pessoas capacitadas para explorar sustentavelmente a atividade turística.
Com um ano de duração, perfazendo 15 alternâncias, o curso objetiva formar jovens para atuarem na área do Agroecoturismo, onde desenvolverão atividades de empresariamento e operacionalização dos serviços de acordo com as competências e habilidades construídas durante o curso.
Com uma temática abrangente e variada, as alternâncias tratam de questões como Hospitalidade e Gestão de Pessoas, Economia Rural, Elaboração de Projetos Agroturisticos, dentre outras.
O curso é composto por uma turma com 32 Jovens com aptidão para o segmento, atendendo 10 comunidades com potencial de exploração turística, de 5 municípios da região.

Cfaf e UFRFB consolidam convênio





A Cfaf firmou, no presente mês, parceria de cooperação técnica e estágio com o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Esta cooperação visa aproximar as duas unidades de ensino, buscando uma interação institucional.
O curso de Engenharia Florestal, por meio de seus professores e alunos, transferirá tecnologia à Cfaf nas áreas de viveiro e produção de mudas; pesquisa e plantio de árvores de interesse ambiental, econômico e social; pesquisa e produção de substratos alternativos para plantas; promoção de visitas técnicas, palestras e oficinas para Jovens da Cfaf.
Já a Casa Familiar Agroflorestal disponibilizará sua estrutura física e logística, inclusive a Fazenda Fonte da Prata, para que professores e alunos do Curso de Engenharia Florestal promovam pesquisas, e realizem estágios supervisionados.
O convênio de cooperação técnica, cientifica e cultural entre estas duas instituições com certeza incrementará substancialmente a qualidade dos cursos oferecidos, partindo do pressuposto que algumas lacunas existentes serão equacionadas.