segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cfaf inicia Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais





Em 31 de janeiro de 2011 deu-se inicio as alternâncias do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais, correspondendo a V turma da Cfaf. Composto por 15 alternâncias, este curso tem como objetivo superior formar jovens agroflorestais para o manejo sustentável da floresta, com metodologias participativas, promovendo a construção de novos conhecimentos, valores e habilidades e estimulando uma nova cultura empreendedora, indispensáveis à geração de trabalho e renda e ao desenvolvimento local e regional sustentável.
A aula inaugural ministrada pela Diretória e pela equipe pedagógica, para os 32 jovens vindos de 12 comunidades, referentes a 04 munícipios da região, foi focada na apresentação da missão, nos objetivos e no propósito que o curso oferece aos jovens; uma formação profissional que alie o saber tradicional ao conhecimento científico e tecnológico, transformando a realidade das comunidades e, conseqüentemente, melhorando as suas condições de vida.
A aula foi abrilhantada pela presença de dois formados da Casa, André Carlos dos Santos e Diana Oliveira, responsáveis por relatar suas experiências na Cfaf, como também suas vivências profissionais, salientando as transformações ocorridas em suas vidas após a passagem pela instituição. Por fim, apresentaram o poema performático de Otávio Mota, intitulado “Canção Ribeirinha”, em que expressaram a valorização da cultura local.
“Toda a equipe pedagógica estará estimulando nos jovens, em seu processo de formação, o sentimento de comunidade, a vivência grupal e o desenvolvimento do espírito associativo, para que eles possam atuar no futuro como verdadeiros profissionais no meio rural, além de terem as condições de exercerem plenamente a cidadania” ressalta Suzana Baiardi, diretora executiva da Cfaf.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Jovem formada na Cfaf profere palestra para novos alunos da Casa

Como parte da 1ª alternância do Curso Técnico em Florestas integrado ao Ensino Médio, a jovem Pedrina Belém do Rosário, formada na primeira turma da Cfaf, proferiu palestra para os novos alunos, focando na oportunidade que o programa PDIS lhe proporcionou, fazendo parte da Casa Familiar.
Destaque entre os jovens protagonistas do Baixo Sul da Bahia, Pedrina, oriunda da comunidade quilombola de Jatimane, desde sua passagem pela Casa, já se notabilizava pela boa fluência verbal e percepção dos problemas enfrentados por sua comunidade. Agora atuando no IDES, demonstra a mesma atitude e se afirma como referência dos projetos inclusivos da região.
Na sua palestra, abordou de uma maneira bem natural, toda a sua história de vida, salientando principalmente o período de sua entrada na casa e seus momentos como legítima e orgulhosa representante do povo quilombola do Baixo Sul.
“Sempre destaco que um dos meus desafios ou missão é ser polinizadora de conhecimentos, falar das minhas conquistas e desafios sempre foi privilégio e uma oportunidade de disseminar o que temos e aprendemos com os projetos apoiados pela Fundação Odebrecht, fico muito feliz de poder olhar este inicio de 2011 e ver jovens entusiasmados e comprometidos com o seu desenvolvimento e de suas comunidades”, comentou Pedrina.
Ao final da palestra, os jovens foram privilegiados com um trecho de uma encenação da atriz Tatiane Santana, formada em Multimídia que brilhantemente fez uma apresentação teatral com a temática “A importância de sonhar”, transmitindo aos jovens mensagens de motivação e superação.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cfaf recebe jovens da 1ª turma do curso técnico em florestas integrado ao ensino médio

Em 24 de janeiro de 2011 a Cfaf recebeu 32 Jovens da turma do Curso Técnico em Florestas integrado ao Ensino Médio para o inicio do ano letivo 2011. A Diretoria Executiva e a Equipe Pedagógica da Casa foram responsáveis pelas boas vindas e pela facilitação do primeiro contato do aluno com as dependências da Cfaf.
Na oportunidade, esses Jovens foram acompanhados por alguns pais, que se deslocaram de suas comunidades e assistiram à aula inaugural. Baseada na missão da Casa, a aula inaugural salientou o modelo pedagógico, calcado na pedagogia da alternância e de valores éticos voltados para a formação humana e profissional.
Na seqüência foi assistido o vídeo “Ética e Ecologia-Desafios do Século XXI”, de Leonardo Boff e puderam refletir e expor sobre temas como ética, respeito, valores e ecologia, bastante pertinentes ao atual momento que vive o planeta e que também refletem a identidade do curso. Como ultima etapa, participaram de uma gincana interativa, ação de cunho lúdico que intenciona a uma maior congregação entre os Jovens, criando um maior vinculo de amizade e trabalho em equipe.
Ao final da aula, percebeu-se o entusiasmo estampado em cada rosto, principalmente em função das perspectivas profissionais animadoras, relativas ao novo curso que se inicia, como também, a felicidade demonstrada por terem sido selecionados para fazerem parte de uma Instituição respaldada por conceitos positivos. Os pais que se fizeram presentes foram unânimes em afirmar que sentiam prazer e que depositavam confiança na Cfaf, prova disso, era a presença dos filhos ali pelos próximos três anos.